22/08/2023


Cotidiano Educação

Estado investe em escolas e Cmei’s em seis municípios da Região

Guarapuava, Bituruna, Pinhão e Nova Laranjeiras receberão escolas. Já Prudentópolis ganhou uma biblioteca e Nova Tebas, transporte escolar

Concurso de desenho (Foto: Arquivo/RSN)

Seis municípios da Região de Guarapuava receberam recursos do Governo do Estado para investimentos em escolas municipais. Além de Guarapuava, Bituruna, Nova Laranjeiras e Pinhão terão recursos para a construção de escolas. Já Prudentópolis recebeu do Governo do Paraná recursos para uma nova bibilioteca na escola.

Conforme a Agência Estadual de Notícias (AEN), a Secretaria das Cidades (Secid) direciona os recursos às prefeituras. Ao todo, o Governo Estadual investiu  R$ 149.839.540,42 em 106 municípios de todas as Regiões do Estado, com construção, reformas ou equipamentos para as unidades.

Além das obras estruturais, alguns convênios preveem a aquisição de ônibus para o transporte escolar. Isso inclui os municípios de Nova Tebas e Nova Laranjeiras. De acordo com o secretário das Cidades, Eduardo Pimentel, a secretaria é responsável por administrar os recursos e as aplicações nos municípios.

“O trabalho da Secretaria das Cidades é muito amplo. Muito além de obras, viabiliza oportunidades de crescimento às pessoas pela boa educação. Esses quase R$ 150 milhões autorizados são um exemplo da preocupação do Governo com a formação das nossas crianças. São escolas, creches, equipamentos para a educação, construídos ou adquiridos, em parceria com as prefeituras, para fazer a diferença na vida dos alunos”.

Dessa forma, o montante corresponde ao total aplicado via Programa de Transferência Voluntária. Os valores são transferidos aos caixas municipais, e via Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM), em contratações de crédito, pela Secretaria das Cidades (Secid).

Leia outras noticias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo