22/08/2023
Cotidiano

Sem desfile, fanfarra do Manoel Ribas se apresenta dentro do próprio colégio

imagem-30005

Eles ensaiam desde o início do ano letivo com um único objetivo: desfilar no Dia da Independência do Brasil e manter viva uma tradição que nasceu junto com o Colégio Manoel Ribas há cerca de 25 anos.

Como em Guarapuava não há desfile cívico já há três anos consecutivos para não frustrar ainda mais os 60 estudantes que compõem a fanfarra, a direção do Colégio reserva momentos em que a banda se apresenta no pátio para os demais alunos do Manoel Ribas.
“Eles ensaiam o ano inteiro e ficam frustrados quando o desfile não acontece”, diz a diretora auxiliar, Luciane Monteiro Azevedo.
“Para motivá-los a continuar a fanfarra se apresenta em programações internas”, diz.

Acumulando dois prêmios conquistados no Festival de Arte da Rede Estudantil (FERA), a fanfarra do Manoel Ribas é atração em outras escolas da cidade e cumpre agenda em outros municípios da região. “No dia 4 houve participação no município de Pinhão, também no Colégio Ana Vanda Bassara em Guarapuava e há agenda em Laranjeiras do Sul e num evento cultural que acontecerá em outubro em Guarapuava”, relata a diretora.

Composta por estudantes e ex-alunos a fanfarra do Manoel Ribas possui um repertório exclusivo com composições e arranjos inéditos.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.