A 27ª Campanha de Arrecadação Solidária, do 26º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), ocorrerá no próximo sábado (13) em Guarapuava. A Defesa Civil e outras instituições vão fazer a triagem dos donativos e a distribuição para as famílias em situação de vulnerabilidade, que têm acompanhamento pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras).
De acordo com a prefeitura de Guarapuava, a ação ocorre pelo 26º GAC e o Rotary Club Guarapuava Lagoa, além da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads) e Defesa Civil. O objetivo é arrecadar alimentos, agasalhos e utensílios domésticos que vão passar por uma seleção e separação.
Já as entregas dos materiais para as famílias, ficam por conta do Cras, para aquelas em situação de vulnerabilidade ou que se prejudicaram por desastres naturais. Como alagamentos, inundações, granizo e vendavais. O coordenador da Defesa Civil Municipal, Tiago Bronoski, explica que as doações são cruciais.
Estamos passando por uma transição climática do encerramento do El Niño para a entrada da La Niña. Significa que podemos esperar temperaturas mais baixas do que nos anos anteriores, tornando as doações de alimentos e roupas ainda mais cruciais para apoiar as pessoas em situação de vulnerabilidade.
Conforme as instruções da ação, os alimentos que podem ser doados são: café, açúcar, água mineral, macarrão, farinha, leite em pó, biscoitos, vinagre, arroz, feijão, lentilha. Óleo, fubá, achocolatado em pó, sal e outros produtos comestíveis não perecíveis. A campanha também busca arrecadar roupas, calçados, cobertores, itens de cama, mesa e banho.
Além disso, haverá coletas nas casas e pontos de arrecadação nos Supermercados da Rede Superpão (Hiper, Saldanha e XV de Novembro). Compre Mais (Boqueirão, Centro, Morro Alto e Conradinho), Supermercado Supermill, Bairro Santana, Rede de supermercados Parteka (Santa Cruz e Morro Alto). Mix Supermercados (Bonsucesso e Centro), Unimax Supermercado, Bairro Batel, Supermercado Dal Pozzo, Bairro Vila Bela e Grupo Escoteiro Manoel Ribas, Centro.
Leia outras notícias no Portal RSN.