O Campus Santa Cruz da Unicentro, recebe nesta sexta (10), a partir das 19h, a primeira edição da Roda de Choro. Uma iniciativa conjunta entre a Oficina Prática de Conjunto em Ritmos Brasileiros e a Universidade, este evento promete uma noite de celebração aberta a toda a população.
O Choro, gênero musical que nasceu nos meandros do século XIX, é uma expressão da fusão entre ritmos africanos e influências europeias, que encontrou solo fértil em solo brasileiro. Inicialmente abraçado por uma variedade de estratos sociais, o Choro floresceu, tornando-se uma identidade musical inconfundível do Brasil. Compositores como Joaquim Callado, Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth pavimentaram o caminho, enquanto figuras como Pixinguinha e Jacob do Bandolim o elevaram à categoria de linguagem urbana e erudita.
Assim, nesta primeira edição da Roda de Choro, a essência do gênero será trazida à vida pelos talentosos músicos da Oficina de Ritmos Brasileiros da Unicentro, sob a orientação do dedicado pesquisador e músico Lucas Sequinel. Juntando-se a eles estarão convidados especiais, como o grupo Samba da Flávia, além do saxofonista tenor Jonathan Bemol, um artista guarapuavano. Por fim, a projeção de desenhos em tempo real, com o renomado artista plástico Helvio Campos.