O programa Aluno Monitor da rede estadual de ensino está com matrículas abertas. O projeto oportuniza aos estudantes do Ensino Fundamental, anos finais, e do Ensino Médio atuarem como monitores, tornando-os agentes colaborativos no processo da própria aprendizagem e dos colegas. Os interessados têm até 7 de junho para fazerem a matrícula, diretamente nas instituições de ensino nas quais estejam matriculados.
De acordo com a Secretaria de Estado da Educação, o Aluno Monitor tem como objetivo principal fortalecer o exercício da liderança e o protagonismo estudantil no espaço educacional. Além disso, o projeto também fortalece o currículo dos participantes para inserção no mercado de trabalho. Facilitando assim, a participação em programas do Governo, como o Ganhando o Mundo.
Com algumas novidades, esta edição oferecerá carga horária diferente, com matrículas trimestrais – e não anuais como anteriormente. Dessa forma, será possível ao aluno adequar a monitoria à agenda, possibilitando a escolha do tempo que deseja dedicar ao programa. Com matrículas interdependentes, válidas por três meses, os estudantes terão computadas 40h por trimestre. Caso desejem permanecer na mentoria, podem matricular-se novamente, tendo contadas mais 40h, e assim sucessivamente até atingirem as 120h totais do programa.
Para receber a certificação é necessário que o aluno cumpra pelo menos quatro horas semanais de atividades de monitoria. No fim, ele deve totalizar pelo menos 75% de frequência no trimestre.
INTERESSADOS
Para participar do Aluno Monitor, o estudante deve manifestar interesse junto aos professores ou à secretaria da escola na qual esteja matriculado. O processamento da matrícula é, então, conduzido à diretoria da escola que direciona o estudante à turma na qual haja demanda pelo trabalho.
De acordo com a técnica pedagógica da Seed-PR, Dolores Follador, as atividades podem ser designadas tanto para o turno regular ou no contraturno. “Como também nos programas de aprendizagem, como é o caso do Programa Mais Aprendizagem (PMA)”.
Em relação ao perfil do monitor, é necessário que o estudante seja proativo, tenha facilidade no componente curricular escolhido para atuação e bom relacionamento com os colegas. Vale ressaltar porém, que a escolha pelo componente no qual deseja atuar é livre, devendo, entretanto, passar por encaminhamento do diretor responsável.
Além da certificação abrir caminhos para o estudante no mercado de trabalho, haja vista o trabalho voluntário ser considerado ponto positivo na avaliação do currículo, outra vantagem para quem participa do Aluno Monitor é a computação de pontos ao estudante que deseja participar do Ganhando o Mundo, já que a certificação pode garantir pontos ao candidato de acordo com essa carga horária, a depender do edital do Ganhando o Mundo.
Leia outras notícias no Portal RSN.