Uma das mais antigas tradições herdadas e trazidas a Guarapuava pelos suábios do Danúbio é a atração desta sexta (31). Trata-se da derrubada da ‘Árvore de Maio’, ritual que envolve as cinco colônias do Distrito de Entre Rios.
Também conhecida como Maibaumfest, trata-se de uma tradição suábia que se perpetuou em terras brasileiras com a chegada dos imigrantes em Entre Rios nos anos 50. Mas se no Hemisfério Norte é a celebração pela chegada da Primavera, no Hemisfério Sul a festa comemora o fim do ciclo da colheita.
Tudo começa quando o Maibaum (árvore de Maio) é erguido na Praça por homens da comunidade. O Maibaum é um mastro de eucalipto enfeitado pelas mulheres da comunidade com guirlandas e fitas. Ele fica exposto durante 30 dias. Portanto, desde o 1º de maio.
Agora, nesta sexta será a vez da derrubada. Para isso, a programação prevê um cronograma de atividades nas cinco colônias. A primeira a fazer o ritual é a Vitória, às 16h, na Praça Nova Pátria. Às 16h45, ainda na Vitória, ocorre a derrubada no Centro de Eventos Agrária. Na Jordãozinho, às 17h15, seguido pela Samambaia, às 18h. Já na Colônia Socorro ocorre às 18h45 e, finalmente, na Cachoeira, às 19h15, onde haverá confraternização.
Leia outras notícias no Portal RSN.