22/08/2023


Cotidiano Economia Guarapuava

Comércio de Guarapuava fecha no feriado e reabre na sexta (31)

As lojas do Centro reabrem na sexta (31) das 9h às 18h. O Shopping Cidade dos Lagos funciona normalmente, assim como a praça de alimentação

Comércio no feriado (Foto: Reprodução/Acig)

O Comércio de Guarapuava estará fechado nesta quinta (30) que é feriado de Corpus Christi, data marcante para a Igreja Católica. Apesar de ser considerado um dia facultativo no município, grande parte do comércio estará de portas fechadas. Isso porque houve uma decisão de um acordo firmado entre o Sindicato dos Lojistas do Comércio (SICOMÉRCIO) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Guarapuava (SINDIGUA) na Convenção Coletiva de Trabalho.

De acordo com a convenção coletiva de trabalho, é proibido o trabalho dos funcionários do comércio nos feriados nacionais, municipais e religiosos. A determinação está conforme determina o Artigo 70 da Consolidação das Leis do Trabalho, salvo negociação coletiva.

Por isso, as lojas funcionam até quarta (29), fecham na quinta (30), mas reabrem na sexta (31) das 9h às 18h. Vale lembrar que o atendimento do comércio de Guarapuava em dias normais é de segunda à sábado das 9h às 18h.

Já o Shopping Cidade dos Lagos, que não segue a mesma convenção, terá o horário de funcionamento de feriado. As lojas e quiosques vão funcionar das 13h às 21h. O atendimento da praça de alimentação independente do feriado é das 11h às 22h.

FERIADO

No Parque de Exposições Lacerda Werneck, a partir das 15h, ocorrerá a celebração de Corpus Christi, presidida pelo bispo da diocese de Guarapuava, dom Amilton Manoel da Silva. Após a celebração, os fiéis seguem para a procissão que passa pelos tapetes, e termina com a chegada à Catedral Nossa Senhora de Belém.

A data é celebrada como o dia em que Jesus Cristo instituiu o sacramento da Eucaristia. Assim o momento é uma maneira de lembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo