Um dos dias mais românticos do ano promete movimentar o comércio local em Guarapuava. Isso porque uma pesquisa revelou que o consumidores preferem as lojas físicas para comprar o presente do Dia dos Namorados. O estudo conduzido pelo Datacenso Pesquisa e Inteligência de Mercado, tem o objetivo de avaliar a expectativa dos consumidores paranaenses para as compras no Dia dos Namorados.
De acordo com a pesquisa, houve 600 respostas de consumidores paranaenses, dos quais 79 eram de Guarapuava. Quanto ao perfil do consumidor entrevistado, mais da metade pertence ao gênero masculino (61%), com faixa etária de 36 a 45 anos (30%).
Guarapuava se destacou com o maior número de consumidores, sendo 68% que preferem ir até a loja física para comprar os presentes. Por outro lado, a maioria dos paranaenses optam pela busca na internet (41%). As formas de pagamento preferidas pelos consumidores são à vista no cartão de crédito (35%), seguido por pagamento à vista via Pix (23%) e a prazo no cartão de crédito (19%).
PREÇO DOS PRESENTES
Além disso, a maior parte (74%) dos consumidores tem o hábito de comparar os preços antes de comprar, sobretudo mulheres com idade entre 26 e 35 anos. Conforme o levantamento, os consumidores de Guarapuava planejam gastar em média R$ 213,46. Em todo o Paraná, a média de gasto com o presente é de R$ 236,60.
Em relação ao momento de compra, embora a maioria procure comprar com antecedência, quase metade dos consumidores costumam deixar para última hora (49%). Entre os presentes mais escolhidos, se destacam roupas (37%), chocolates (28%), flores (28%) e perfume/cosméticos (25%). Além disso, quando questionados sobre a maneira que pretendem comemorar a data, quase metade respondeu com um almoço ou jantar em restaurante (44%) ou jantar em casa (44%).
QUALIDADE E DIVULGAÇÃO
Em todo o Paraná, o elementos mais atrativos para os consumidores em uma loja geralmente são o atendimento (57%), seguido pela qualidade dos produtos (53%). A pesquisa também destaca que a maioria dos consumidores considera importante ou muito importante que as lojas físicas usem redes sociais para promover as vendas (88%).
(*Com informações da Faciap)
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