22/08/2023


Cotidiano Em Alta Região

Ação em Turvo vai disponibilizar DIU’s de cobre para as mulheres

Durante a ação, 120 mulheres vão poder inserir o contraceptivo. É necessário agendar o procedimento até o dia 30 de junho

Ação em Turvo vai disponibilizar DIU's de cobre (Foto: Reprodução/Freepik)

A rede municipal de saúde de Turvo vai ampliar o acesso aos contraceptivos femininos com a oferta de 120 DIU’s de cobre. De acordo com a prefeitura, o dispositvo de cobre é um dos mais eficazes, seguros, bem tolerados e duradouros. Em breve, o município prentede passar a oferecer o dispositivo. Para isso, as enfermeiras das Unidades Básicas de Saúde vão receber uma capacitação para a inserção, remoção e revisão do DIU.

A ação de Inserção Supervisionada faz parte de uma parceria entre Secretaria Municipal de Saúde e a Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (Abenfo). Ainda conforme a prefeitura, o objetivo desta ação é fornecer acesso a uma demanda no município, e desmistificar tabus em relação a esse método contraceptivo.

Para participar, o único requisito é apresentar um exame preventivo de no máximo um ano e a inserção ocorrerá na Unidade Básica de Saúde (Ubs’s). Não há idade mínima, mas a equipe médica vai avaliar cada caso individualmente. As mulheres que quiserem participar da inserção do dispositivo contraceptivo deverão procurar um Agente Comunitário de Saúde. Também é possível agendar pelo WhatsApp (42) 9 9157- 9656 até o dia 30 de junho.

Além da ação, o município oferece outros métodos, como anticoncepcional hormonal oral e injetável, pílula do dia seguinte e preservativos.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo