22/08/2023


Em Alta Região Saúde

Programa ‘Fila Zero’ muda rumo da saúde pública em Turvo

Houve redução nas filas de consultas de especialidades, atendimentos médicos, odontológicos e exames laboratoriais

O programa ‘Fila Zero’ está tendo um resultado positivo e está mudando o rumo da saúde pública no município de Turvo, conforme a Secretaria Municipal de Saúde. Para se ter uma ideia, nos primeiros cinco meses de 2024, houve mais de 30 mil atendimentos e 115 mil procedimentos. Entre eles odontológicos, gestacionais, psicoterapia e fisioterapia.

Houve redução nas filas de consultas de especialidades, atendimentos médicos, odontológicos e exames laboratoriais. Além de menor fila para cirurgias vasculares, pediátricas, de cabeça e pescoço e as gerais. Conforme a assessoria de comunicação da Prefeitura, ainda que o atendimento seja responsabilidade do Governo do Estado, o município também atua para atender a demanda da população.

Entre 2017 e 2024, houve o investimento de mais de R$ 18 milhões em ações com parceiros. Como consórcios (CIS 5ª Regional, Consórcio de Pitanga, GSUS, Secretaria de Estado da Saúde – SESA) e o Hospital Bom Pastor. Ainda há a parceria com o Hospital Regional de Saúde e o Cancer Center, ambos sediados em Guarpauava, e que atendem a população com cirurgias.

Devido à demanda por várias especialidades, surgiram as parcerias com outros municípios. Com o consórcio, as áreas agora incluem cardiologista, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, ginecologia, geriatria, neurologia e otorrinolaringologia.

AGENDAMENTOS

De acordo com as informações, uma das estratégias aplicadas é o agendamento on-line com tecnologia para consultas a distância para otimizar o tempo dos pacientes. A prefeitura ainda tenta diminuir as filas por ações imediatas como mutirões em um único dia.

Leia outras notícias no Portal RSN.

rodapé Turvo novidade

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo