A usina solar Segredo, construída pela Copel em Reserva do Iguaçu já está em operação. Parte do programa Copel Solar, a instalação possui capacidade de geração de 6,7 MWp (megawatt-pico) e vai atender a 350 clientes. Ao longo do ano, a unidade deverá produzir 13,4 GWh (gigawatts-hora).
De acordo com o Governo do Estado, a Copel Solar é um novo modelo de negócios da empresa, o qual proporciona economia de até 15% na conta de luz a partir de créditos da geração fotovoltaica. Os clientes podem adquirir créditos de energia gerada pela usina solar. A Copel instala e opera as unidades geradoras, enquanto os clientes assinam contratos para utilizar os créditos, resultando em economia nos custos de energia.
Localizada próximo à Usina Hidrelétrica Governador Ney Braga (Usina de Segredo), a nova usina solar é formada por 9.720 painéis fotovoltaicos de silício monocristalino e ocupa uma área de 11 hectares, equivalente a 10 campos de futebol. Além disso, 90 rastreadores solares ajudam a otimizar a geração de energia, ajustando os painéis conforme o movimento do sol.
O sistema funciona no regime de geração distribuída compartilhada. Dessa forma, a usina permite que unidades consumidoras de uma mesma pessoa física ou jurídica dentro da área de concessão da distribuidora recebam benefícios pela energia gerada.
ECONOMIA NA CONTA DE LUZ
A Copel Solar é uma alternativa para clientes comerciais do grupo B (que utilizam energia em baixa tensão) economizarem nas contas de energia. A adesão ao programa ocorre por meio do site oficial. Na página os clientes podem fazer simulações de economia e seguir um processo totalmente digital para integrar o programa.
De acordo com Carlos Diego do Valle Pedroso, superintendente de Negócios de Gás Natural, Biomassa, Serviços e Inovação da Copel, o consumidor não precisa fazer nenhum investimento e o serviço não tem fidelidade. “Os clientes podem economizar até 15% nos gastos com energia sem precisar investir em painéis solares. E contam com a segurança e a confiança do serviço prestado pela Copel”.
Inicialmente, o programa está disponível para clientes comerciais do grupo B com contas mensais superiores a R$ 400 e que não utilizem sistemas de compensação de energia como módulos fotovoltaicos em telhados. Mas atenção, as adesões estão sujeitas à disponibilidade, conforme novas usinas são implantadas pela Copel.
Além da usina em Reserva do Iguaçu, a Copel recentemente inaugurou uma unidade solar fotovoltaica em Sarandi, marcando o início da geração de energia na Copel Solar.
Leia outras notícias no Portal RSN.