Pessoas que possuem algum tipo de deficiência educacional contam agora com o Centro de Atendimento Educacional Especializado ‘Professora Ondina Ferreira de Siqueira’. A homenageada, de acordo com a Secretaria de Educação de Reserva do Iguaçu, lecionou por mais de 30 anos na antiga Rondinha, hoje sede do município. A inauguração ocorreu nesta quarta (3), com a presença do prefeito Vitório Antunes de Paula, entre outras autoridades.
Construído com recursos conquistados pelo deputado federal Aliel Machado (PV). São alunos com deficiência intelectual, visual, auditiva, transtorno global do desenvolvimento. Ou ainda, altas habilidades/superdotação e transtornos considerados distúrbio do neurodesenvolvimento. Este, caracteriza-se por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.
Conforme o projeto, o Centro vai contar com uma equipe organizada de serviço de triagem e de acompanhamento multidisciplinar. Essa equipe vai identificar os alunos com indícios que levem à suspeita de deficiência. A equipe multidisciplinar será formada por profissionais das áreas de pedagogia, psicologia, fonoaudiologia, terapeuta ocupacional, Agente Administrativo, bem como, professor de Braile e professor de libras ou outros profissionais que se fizerem necessários.
Leia outras notícias no Portal RSN.