A partir desta segunda (5), estudantes das escolas estaduais e municipais do Paraná terão a chance de atualizar as carteirinhas de vacinação. A iniciativa integra uma nova força-tarefa do Governo do Estado, com a colaboração das secretarias da Educação (Seed) e da Saúde (Sesa). O objetivo é aumentar a imunização entre crianças, adolescentes e jovens das 3.276 instituições de ensino, incluindo creches e berçários, em todas as 399 cidades do estado.
Conforme Roni Miranda, secretário estadual da Educação os pais vão receber documentos das escolas para assinar, autorizando ou não a vacinação dos filhos. Além disso, eles podem acompanhar o processo de vacinação. Essa ação faz parte da campanha “Proteja seu filho em cada fase da vida – Caderneta de vacinação em dia é saúde a vida inteira”, lançada pelo Poder Executivo estadual em julho e apoiada pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems-PR).
A campanha, que vai de 5 a 16 de agosto, tem foco na vacina contra a influenza. No entanto, os alunos também podem atualizar outras vacinas, como a pentavalente, pneumocócica 10, poliomielite, DTP e HPV. Essas imunizações protegem contra doenças de coqueluche, difteria, tétano e hepatite B.
Leia outras notícias no Portal RSN.