A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) está com 1.140 vagas em 62 cursos de graduação. Assim como outras três universidades estaduais, o processo seletivo oferta vagas em nível de bacharelado e licenciatura. As universidades estaduais de Londrina (UEL), do Norte do Paraná (UENP) e do Paraná (Unespar) estão com inscrições abertas até outubro para os próximos vestibulares, com um total de 5.650 vagas nas diferentes áreas do conhecimento.
As inscrições da Unicentro abrem na segunda (12) e terminam no dia 8 de setembro. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet. O candidato preenche on-line a inscrição e, na sequência, imprime o boleto bancário para pagamento do valor da inscrição.
Para fazer a inscrição é necessário o documento de identidade oficial e o CPF. No dia de prova, o candidato deve apresentar documento de identidade oficial, com validade nacional, contendo foto. Conforme a Unicentro, as provas ocorrem no dia 13 de outubro, em Guarapuava, Irati, Chopinzinho, Coronel Vivida, Pitanga, Prudentópolis, Cascavel e Londrina. Para acessar, as informações do edital, clique aqui.
OUTRAS UNIVERSIDADES
Nas quatro universidades, as vagas são ofertadas para 228 cursos de graduação em nível de bacharelado e licenciatura e cursos com duração mais curta para a formação de profissionais tecnólogos. As possibilidades de atuação para os tecnólogos abrangem áreas como tecnologia e segurança da informação, radiologia, gestão hospitalar, gestão ambiental e educação.
Em setembro, serão abertas as inscrições para os vestibulares das universidades estaduais de Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG) e do Oeste do Paraná (Unioeste). Juntas, as sete instituições de ensino superior, somam, atualmente, 69.290 estudantes matriculados em cursos de graduação, entre bacharelados, licenciaturas e de tecnologia.
COTAS
As universidades estaduais contam com políticas afirmativas voltadas para o ingresso de estudantes do nível médio da rede pública, pessoas com deficiência e alunos autodeclarados negros, incluindo também aspectos de vulnerabilidade econômica. Dessa forma, o objetivo é contribuir para a inclusão desses grupos que historicamente têm menos oportunidades de acesso à educação superior. A reserva de vagas pelo sistema de cotas sociais e raciais varia entre 30% e 50% do total de vagas disponíveis em cada instituição de ensino.
Leia outras notícias no Portal RSN.