O Governo do Estado, em colaboração com as secretarias da Saúde (Sesa) e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), e a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), assinaram um termo de cooperação técnica nessa quarta (21). O acordo prevê a utilização do Hospital Regional Centro-Oeste (HRCO), de Guarapuava, como hospital-escola para a universidade.
Desse modo, a nova parceria oferece para professores e estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos de saúde da Unicentro a oportunidade de participarem de atividades de ensino, pesquisa e extensão no HR. De acordo com a Agência Nacional de Notícias (AEN), a estrutura hospitalar permitirá que alunos e docentes desenvolvam atividades práticas e aprimorem habilidades profissionais.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Cesar Neves, o convênio simboliza um avanço significativo para a assistência qualificada na região. O hospital, vinculado à Fundação Estatal de Atenção à Saúde do Paraná (Funeas), é um importante centro de atendimento, especialmente para cirurgias, com uma média de 540 procedimentos mensais.
Conforme Lucas Araújo, assessor da Seti, a formalização de parcerias é crucial para o desenvolvimento do curso de Medicina da Unicentro. O reitor da universidade, Fábio Hernandes, também celebrou o acordo, destacando a importância do internato para a formação dos alunos e a consolidação da parceria com o HRCO.
INTERNATO
O termo de cooperação tem validade de 60 meses. E autoriza o início do internato dos alunos do curso de Medicina da Unicentro na unidade hospitalar. Essa vai ser a primeira turma a iniciar o internato, previsto para o quinto ano do curso, que começou em 2019. Além dos estudantes de Medicina, alunos de outros cursos da área da saúde, como Nutrição, Fisioterapia, Farmácia, Enfermagem, Fonoaudiologia e Serviço Social, também poderão fazer atividades no hospital. Eles terão acesso à infraestrutura do hospital e ao bloco pedagógico, que inclui auditório, biblioteca e salas de aula.
ESTRUTURA
A unidade, vinculada ao Sistema Único de Saúde (SUS), atende pacientes de 20 municípios da 5ª Regional de Saúde. Durante a pandemia, o hospital desempenhou um papel crucial como referência para o tratamento de Covid-19 no Centro-Sul do Paraná. Atualmente, a unidade também se destaca como referência em atendimento cirúrgico na região, realizando uma média de 540 cirurgias mensais.
O hospital oferece atendimento em diversas especialidades, com foco principal em cirurgia geral, ortopedia e urologia. Além desses serviços, a unidade também é referência para atendimentos de urgência.
Em 2024, a inauguração de 52 novos leitos ampliou a capacidade total para 112 leitos. Desse modo, estrategicamente, ficaram distribuídos em 72 para a clínica cirúrgica, 30 para a clínica geral e 10 leitos de UTI geral. Desde essa ampliação, o hospital realizou 3.274 cirurgias.
Leia outras notícias no Portal RSN.