Nesta terça (17), moradores de todo o país poderão observar um eclipse parcial da Lua. Esse fenômeno ocorre quando o nosso satélite natural e o Sol estão em lados opostos da Terra. Esse fenômeno é visto a olho nu. Sendo assim, quem quiser acompanhar não precisará se preocupar em usar outros equipamentos além dos próprios olhos. Lembrando que a boa visualização vai depender das condições climáticas.
Durante a noite de hoje, o satélite natural vai escurecer por um tempo, mas não desaparecerá completamente. Plataformas especializadas indicam que a Lua mergulhará totalmente na penumbra, mas apenas 3,5% da superfície estará coberta pela umbra, que é a parte mais escura da sombra projetada por um corpo celeste. Isso resultará em uma pequena porção do satélite que ficará “mordida”.
Quem quiser acompanhar o eclipse deve se programar para ficar acordado até um pouco mais tarde. Isso porque, de acordo com a Divisão de Comunicação e Popularização da Ciência do Observatório Nacional (ON), o eclipse parcial desta terça durará aproximadamente 1h. O pico do evento será perto das 23h44 no horário de Brasília, mas o eclipse deve começar perto das 21h41. Porém, nesse horário, a fase penumbral ocorre e não é visível a olho nu.
(*Com informações do G1)
Leia outras notícias no Portal RSN.