Entre os sabores do mar e da terra, o chef Lucas Otaki mergulha na paixão pela gastronomia japonesa. Agora ele vai poder mostrar todo o talento para os maiores chef’s do mundo, pois está entre os 30 selecionados do país para Campeonato Brasileiro de Sushi. O chef guarapuavano vai disputar em São Paulo, durante a Sea Food Show Latin American, nos dias 22, 23 e 24 de outubro.
Para estar entre os selecionados na competição, Lucas precisou ser certificado em proficiência em sushi, reconhecido pelo Governo Japonês, uma certificação de prestigío internacionalmente. Lucas Otaki recebeu a aprovação em um teste de manuseio de alimentos crus e segurança alimentar. O chef japónico Hirotoshi Ogawa comanda a avaliação do teste. Ele é conhecido mundialmente por propagar a gastronomia tradicional japonesa e dirigir o Campeonato Mundial de Sushi em Tóquio.
Além do renome, a conquista do reconhecimento do Japão teve um ‘gostinho’ a mais para o guarapuavano. Isso porque ele é descendente de japonês. Então, o amor pela gastronomia o aproximou um pouco mais das raízes da família.
Comecei vendo meu falecido avô e pai fazendo sushi em casa, que foi o que despertou minha curiosidade. Comecei a estudar cada vez mais e o que me encanta na culinária tradicional japonesa é a simplicidade, mas também a técnica. Sou adepto do ‘menos é mais’ e acredito que o simples bem feito é muito difícil de se fazer.
Agora para se destacar ele vai precisar por duas fases de classificação no Campeonato Brasileiro de Sushi. Na primeira fase, os participantes devem fazer um prato tradicional (no estilo Edomae), em seguida, na segunda fase uma criação livre. O primeiro colocado ganhará uma viagem e inscrição para o Campeonato Mundial de Sushi, em Tóquio, em 2025.
Trabalho com sushi há 15 anos e sei da dificuldade desta dispouta, pois estarei competindo com alguns profissionais que são referência pra mim. Mas todos os dias estou praticando técnicas tradicionais japonesas que certamente serão cobradas pelos jurados.
Leia outras notícias no Portal RSN.