A pesquisa científica no Sistema Estadual de Ensino Superior do Paraná ganhou impulso em 2024 com a implantação de nove cursos de pós-graduação. Entre eles, a Unicentro em Guarapuava, passou a ofertar o curso de doutorado profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática.
Essa nova pós-graduação abrange diferentes linhas de pesquisa. Entre elas, o desenvolvimento de novas metodologias de ensino, a integração de tecnologias digitais no ensino de ciências e a formação continuada de professores. Além da Unicentro, a UEM vai ofertar vagas para cursos de mestrado em Design no câmpus de Cianorte. E também para os doutorados em Filosofia e em Políticas Públicas em Maringá.
Há ainda a aprovação para o Curso de Mestrado Profissional em Processos e Tecnologias Educacionais, em Maringá. Essa pós-graduação vai envolver em rede outras sete universidades.
UEPG E UENP
Em Ponta Grossa, a UEPG passa a ofertar o curso de doutorado em Jornalismo, com um ambiente propício para a pesquisa e a produção de conhecimento científico na área da comunicação. A Unioeste oferecerá vagas em dois cursos de doutorado: em Conservação e Manejo de Recursos Naturais, no câmpus de Cascavel, e em Química, no câmpus de Toledo.
E por fim, a UENP fecha o conjunto de novos cursos de pós-graduação com um mestrado profissional em Ensino de Computação, cujas vagas serão ofertadas no câmpus de Bandeirantes. O curso ocorrerá em rede, com mais 16 instituições de 15 estados brasileiros. Todos os cursos foram aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação ligada ao Ministério da Educação (MEC).
Leia outras notícias no Portal RSN.