A Secretaria de Cultura abriu uma consulta pública para aprimorar o edital nº 06/2024. A medida busca premiar projetos culturais de Guarapuava e garantir a participação da comunidade. Além disso, o edital vai fortalecer a política cultural da cidade.
O edital tem como base a Política Nacional de Cultura Viva (PNCV) para a seleção e o apoio a projetos de Pontos e Pontões de Cultura, que são espaços comunitários de produção cultural e artística. Conforme a Secult, esses espaços são fundamentais para a preservação e valorização da cultura local, promovendo assim o acesso à arte e incentivando a participação popular.
A consulta pública permite que a comunidade cultural e demais interessados contribuam diretamente para a elaboração do edital. Em seguida, as sugestões recebidas serão analisadas e poderão resultar em ajustes no texto final, assegurando que o edital atenda às necessidades e expectativas da cidade.
COMO PARTICIPAR?
A população pode enviar sugestões e críticas ao edital preenchendo este formulário on-line até este domingo (27). A Política Nacional de Cultura Viva é uma política pública do Ministério da Cultura que garante os direitos culturais da população. Entre os os objetivos estão:
- Promover a inclusão social e combater o preconceito;
- Valorizar a diversidade cultural brasileira;
- Estimular o protagonismo social na gestão das políticas públicas da cultura;
- Promover o acesso aos meios de produção, fruição e difusão cultural;
- Reconhecer os saberes, fazeres, bem como cultivos e modos de vida das populações indígenas e das comunidades rurais, tradicionais, quilombolas e itinerantes.
Leia outras notícias no Portal RSN.