A Unidade 2 do Hospital São Vicente recebe mais um equipamento para o tratamento oncológico. Chega nessa segunda (28), uma máquina de braquiterapia de alta taxa de dose. Comprado com recursos do Governo do Estado, o equipamento representa um avanço no tratamento de cânceres ginecológicos e de pele.
De acordo com equipe técnica, a braquiterapia é um método especializado que utiliza uma fonte radioativa aplicada diretamente nas proximidades da área afetada. Essa ação proporciona maior precisão no tratamento e protege os tecidos saudáveis ao redor.
Com essa nova tecnologia, o hospital poderá atender de forma mais eficaz os pacientes com câncer de colo de útero, que atualmente são encaminhados para Curitiba para tratamento. Após a entrega da máquina, o equipamento passará pelo processo de instalação e habilitação pelos órgãos reguladores, como a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Conforme o hospital, estima-se que em três meses a Unidade já esteja preparada para iniciar as operações de braquiterapia.
Leia outras notícias no Portal RSN.