Após a decisão do fechamento do comércio no feriado da Consciência Negra, a Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (Acig) negociou a decisão com os Sindicatos. Na tarde desta terça (19), a associação divulgou que o comércio geral estará aberto nesta quarta (20). De acordo com a entidade, a mudança atende aos pedidos dos comerciantes.
A Acig buscou negociações com os sindicatos para considerar a possibilidade de abertura do comércio nesta quarta (20), uma vez que este é o terceiro feriado de novembro e ocorre em uma quarta, o que impacta o comércio local.
A entidade argumentou que a última sexta (15), o comércio já ficou fechado, incluindo também o sábado de Finados (2). Após o pedido da entidade, feito pelo presidente Claudinei Pereira, os sindicatos decidiram liberar a abertura do comércio. Vale ressaltar que os estabelecimentos que abrirem, devem pagar as horas dos funcionários com adicional de 100% e conceder um dia de folga integral em até 60 dias. Confira o comunicado abaixo:
Informamos que, após acordo entre o Sindicato do Comércio Varejista de Guarapuava e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Guarapuava, está autorizada a utilização da mão de obra dos empregados, exclusivamente e de forma excepcional, somente no feriado do dia 20/11/2024 (Consciência Negra). As horas trabalhadas serão pagas com adicional de 100%, acrescidas de mais 1 dia de folga integral em até 60 dias, para todas as funções. O horário permitido será das 9h às 18h30.
O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, se tornou oficialmente parte do calendário nacional pela Lei nº 12.519, sancionada em 2011. No entanto, a data é considerada feriado nacional desde 2023, quando o presidente Lula decretou para todo o território nacional. Sendo assim, 2024 será o primeiro ano em que o feriado no Brasil todo vai passar a vigorar.
Leia outras notícias no Portal RSN.