Silvério Antônio Simon, nascido na antiga localidade de Porto Fanor, hoje parte de Foz do Jordão, construiu uma trajetória inspiradora. Filho de pequenos agricultores, desde cedo demonstrou determinação para superar desafios e alcançar objetivos. Atualmente, é reconhecido tanto pela atuação como professor quanto pelo sucesso como empresário no setor educacional.
Casado com Tangriane Bonissoni Cella, diretora pedagógica e também dedicada à educação, Silvério é pai de cinco filhas, que refletem diferentes trajetórias e talentos. Entre elas, uma empreendedora, uma engenheira química, uma futura médica e duas jovens estudantes, que trazem orgulho e motivação para a jornada dele como pai.
Na conversa que flui solta com o empresário, fica fácil perceber que a educação sempre foi o pilar da vida de Silvério. Enfrentou inúmeras dificuldades para continuar estudando, desde mudar de cidade para ter acesso à escola até trabalhar em uma lanchonete enquanto cursava o ensino fundamental. Determinado, concluiu o ensino médio no Colégio Agrícola Estadual Arlindo Ribeiro e ingressou no curso de Matemática na Fafig, hoje, Unicentro, onde deu os primeiros passos como docente.
O compromisso com a excelência acadêmica é evidente. Atuou como professor de física na extinta Faculdade de Ciências e Letras de Guarapuava, e em outras instituições. Sempre buscando aprimorar os conhecimentos. Concluiu especializações em Matemática, Física e um mestrado em Estatística, consolidando-se como uma referência na área em que atua. “Decidi que dedicaria a minha vida à educação. Porém, nunca abandonei a ideia de ser empresário e, com uma meta de empregar, no mínimo, 100 pessoas”. Veio então uma loja de armarinhos com sete lojas. Seis em Guarapuava e outra em Pinhão.
LEGADO E INSPIRAÇÃO
Como se vê, desde jovem, Silvério alimentava o sonho de unir educação e empreendedorismo. Fundou negócios com o propósito de impactar a sociedade, gerando empregos e oportunidades. Esse equilíbrio entre a paixão por ensinar e a visão empresarial moldou a trajetória como um exemplo de liderança e inovação. Essa visão o levou a integrar um projeto de criação de uma escola ao lado de colegas do Colégio Decisão, tornando-se sócio do empreendimento.
Com o tempo, Silvério assumiu integralmente a gestão da escola. O Colégio Lobo, consolida-se como uma referência educacional. Hoje, a rede conta com quatro unidades, cerca de 300 colaboradores e 1.800 alunos, incluindo 130 bolsistas integrais, dos quais quase todos ingressaram em universidades públicas.
Combinando esforço, fé e uma dedicação incansável, Silvério Antônio Simon transformou desafios em oportunidades. Hoje, a história dele é uma inspiração para aqueles que acreditam que a educação, aliada à coragem de empreender, pode mudar vidas e construir um futuro melhor. E é por tudo isso que ele recebeu nessa quinta (5), o título de Cidadão Benemérito de Guarapuava.
Leia outras notícias no Portal RSN.