Quem mora em Guarapuava e Região que se prepare. No município, o fim de semana prolongado com feriado municipal na segunda (9) será marcado por chuva expressiva. O acumulado deve atingir 172,8 milímetros. É o que aponta o Simepar – Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná. A chuva já chega nesta sexta (6), mas o volume ainda é pequeno em relação aos outros dias. A sexta amanheceu com céu encoberto e com aberturas de sol.
E assim deve ser, parcialmente nublado com pancadas de chuva. O volume fica em 4,2 milímetros e as temperaturas variam entre 18ºC e 25ºC. Mas para o sábado (7), a chuvarada aumenta. De acordo com o Simepar, o eixo da frente fria que se desenvolveu no Rio Grande do Sul alcança o Paraná, o que eleva a possibilidade para ocorrência de tempestades.
Por isso, podem ocorrer chuvas, raios e ventos fortes em boa parte do estado. “Na “metade sul” paranaense, que inclui Guarapuava, as precipitações ocorrem a qualquer hora do dia, com indicativo de volume expressivo (perto de 100 mm no Sudoeste e Centro-Sul)”. Em Guarapuava as temperaturas ficam amenas e têm pouca amplitude térmica. Mínima de 19ºC e máxima de 21°C. O volume de chuva é alto, com 47,1 milímetros. É importante que os moradores fiquem atentos, porque se esse volume se concentrar em um pequeno período de tempo, podem ocorrer alagamentos.
No domingo (8), o dia também deve ser chuvoso e as temperaturas não mudam muito em relação ao sábado. Os termômetros marcam mínima de 19ºC e máxima de 22ºC. Além disso, o eixo da frente fria segue atuando sobre o estado e alinhado a um sistema de baixa pressão sobre o Paraguai, mantém a instabilidade. Esses sistemas ficam semiestacionários no Paraná e podem provocar forte instabilidade, com tempestades. O volume de chuva esperado é de 28,6 milímetros.
FERIADO COM MUITA CHUVA
E para a segunda (9), aniversário de Guarapuava, muita chuva deve cair. Mais uma vez a região Centro-Sul deve ser a mais atingida, e os volumes podem ultrapassar 150 milímetros em alguns municípios. “Nesta condição o risco de alagamentos e até mesmo enchentes é bem alto”. Em Guarapuava as temperaturas caem e ficam entre 15ºC e 21ºC. E o volume de chuva previsto é de 92,9 milímetros.
Por fim, o Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta laranja para a Região, com grau de perigo. A partir de hoje, de acordo com o Instituto, podem ocorrer chuvas com volume entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h) e queda de granizo. Assim sendo, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
Leia outras notícias no Portal RSN.