22/08/2023


Cotidiano Em Alta Esportes

Judoca de Guarapuava conquista ouro nos Jogos Sul-Americanos

Alana Caitano da Rosa subiu ao pódio após as lutas individuais e também com a equipe brasileira. Em 2025, a judoca vai competir na Sérvia

Judoca Alana é campeã (Foto: Arquivo pessoal)

A viagem da judoca Alana Caitano da Rosa até Bucaramanga, na Colômbia, trouxe memórias, belas fotos e o título de campeã dos Jogos Sul-Americanos Escolares de Judô. A atleta de Guarapuava trouxe para casa a medalha de ouro na categoria até 48 quilos. Além da vitória nas disputas individuais, Alana também subiu ao pódio com a equipe brasileira que também saiu vencedora do campeonato. Depois das vitórias, a família conta que a judoca está pronta para descansar e renovar as energias para no ano que vem estar ainda mais focada no esporte. 

Ela está feliz com a viagem, Alana fez amigos e interagiu com jovens de outras nacionalidades o que tornou uma experiência inesquecível. Ela está bem feliz pelo resultado e agora pediu folga, porque treinou bastante e fez dieta. Em janeiro, ela recomeça com uma competição em fevereiro em nível nacional, e em abril, na Sérvia.

Alana pratica judô desde os quatro anos, quando decidiu aposentar as sapatilhas de ballet e vestir o kimono. Desde então, ela luta para levar Guarapuava longe no esporte e já coleciona os títulos de campeã Paranaense, campeã Brasileira 2022 e campeã Sul Brasileira. E agora, ela alcançou o ‘ouro’ no Jeb’s.

Com a participação de 232 brasileiros, os Jogos Sul-Americanos Escolares de 2024 incluiu atletas, comissão técnica e médicos. A convocação feita pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) ocorreu em parceria com o Ministério do Esporte e é fruto dos resultados obtidos nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s).

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo