A Secretaria de Estado da Educação (Seed) publicou nesta quinta (19) a ata de homologação com o resultado da votação do programa Parceiro da Escola. De 177 escolas públicas de 98 municípios, apenas 82 de 34 municípios vão participar da iniciativa do Governo do Estado. Entre as aprovadas, duas delas já contam com o projeto-piloto, uma em Curitiba e outra em São José dos Pinhais. Ou seja, a aprovação ocorreu em cerca de 46% das instituições de ensino consultadas.
Também compõem a lista 10 colégios em que houve a aprovação da proposta mediante consulta pública no início de dezembro junto à comunidade escolar. Além de 70 das 83 unidades onde a consulta pública não atingiu o quórum mínimo de 50% mais um estipulado pela Seed. De acordo com o Estado, a Secretaria incluiu as escolas com base em critérios técnicos, como ausência de divulgação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) ou avaliações abaixo da média estadual, bem como frequência escolar menor do que 85%.
Em Guarapuava, as quatro escolas que passaram pela votação vão receber o programa.Trata-se dos colégios estaduais Cristo Rei, Francisco Carneiro Martins, Liane Marta da Costa e Antonio Tupy Pinheiro, que terão a administração do Apogeu.
PRÓXIMA ETAPA
Conforme o secretário estadual da Educação, Roni Miranda, a implantação do modelo Parceiro da Escola será iniciada em janeiro com o intuito de garantir o bom andamento do ano letivo das instituições. A definição ocorreu com base nos critérios técnicos previamente definidos nos termos do Decreto Estadual 7.235/2024, que regulamenta o programa.
Além disso, contou também a localização geográfica das instituições com o objetivo de mitigar riscos de contratação. Para isso, a Seed dividiu as escolas elegíveis para o programa em 11 lotes distintos. Inicialmente, eram 15 lotes previstos no chamamento público, mas após a análise da Seed houve uma redução.
GESTORAS
Três das nove instituições de ensino privadas credenciadas via chamamento público estão habilitadas pela Secretaria da Educação e vão gerir as escolas estaduais a partir de lotes previamente definidos: os grupos educacionais Apogeu, Positivo e Salta.
O Apogeu será responsável pela gestão de 15 escolas estaduais. O Positivo assumirá a gestão de 31 unidades em parceria com a Tom Educação. Outras 34 escolas da rede estadual ficarão sob a responsabilidade do Grupo Salta, que já administra 19 escolas no Paraná.
Leia outras notícias no Portal RSN.