22/08/2023

Após acordo, agentes do EstaR voltam às ruas nesta sexta-feira em Guarapuava

Um acordo entre a Fundação Proteger e as agentes do EstaR (Estacionamento Regulamentado) provoca o retorno das agentes às ruas centrais de Guarapuava nesta sexta-feira (07). De acordo com informações, a exigência das 22 profissionais que atuam no órgão é de que a situação trabalhista da equipe seja regularizada. O prazo concedido foi até janeiro de 2012 e isso só será possível com a oferta de concurso público. Mesmo assim, há possibilidades de algumas saírem lesadas, caso não sejam aprovadas no processo seletivo.

Os motivos que levaram à paralisação das atividades desde ontem, quarta-feira (05) até o final da tarde de quinta-feira (06) foram o anúncio de possíveis demissões e o não pagamento dos direitos trabalhistas conforme prevê a legislação. É que por ser uma fundação ligada à Prefeitura, a Proteger (antiga Fubem) está impossibilitada de contratar servidores em concurso público, o que é o caso em questão.

A contratação de funcionários pela antiga Fubem e a disponibilização destes a outras áreas da administração direta da Prefeitura é uma prática que se arrasta por várias administrações e já provocou a condenação do ex-prefeito Vitor Hugo Burko.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.