A participação de Gracyanne Barbosa no BBB 25 despertou o interesse dos espectadores por um aspecto curioso da rotina dela: a dieta com consumo diário de até 40 ovos. A modelo, atriz e empresária, conhecida pela disciplina alimentar, revelou enfrentar dificuldades no pré-confinamento do programa ao reduzir drasticamente essa quantidade. Mas afinal, uma dieta como essa é realmente recomendável?
De acordo com o personal trainer Anderson Baldi, consultor em hipertrofia, a dieta de Gracyanne está diretamente relacionada à necessidade de suprir o alto aporte proteico exigido pela rotina de treinos intensos.
Mesmo não sendo uma atleta profissional de fisiculturismo, ela vive como tal. O ovo é um alimento rico em proteínas, vitaminas e minerais essenciais para a construção e recuperação muscular. Possui também gorduras boas, o que auxilia na sensação de saciedade. Em contrapartida, tudo em excesso faz mal. Um atleta precisa buscar alternativas para atingir a cota de macronutrientes necessários, como frango, carnes vermelhas e peixes.
Segundo a nutricionista Regiane Ogliari, que trabalha com nutrição esportiva, o consumo elevado de ovos pode não ser necessário ou adequado, mesmo para quem pratica exercícios intensos.
Normalmente, precisamos de um consumo de 1,6 gramas a 2,1 gramas de proteína por quilo de peso corporal para ganho de massa muscular. Supondo que ela tenha 80 quilos, já seriam 3 gramas de proteína por quilo de peso, sem considerar também a proteína proveniente de outras fontes, como whey protein e carnes, que ela provavelmente consome. Isso indica que o consumo total de proteínas pode estar acima do necessário.
A nutricionista também destaca que o consumo excessivo de ovos pode trazer riscos, já que, apesar de ser uma boa fonte de gorduras, possui uma quantidade significativa de gordura saturada. Segundo ela, nenhum alimento isolado contém todos os nutrientes necessários para o organismo.
A variedade na alimentação garante que todas as necessidades nutricionais sejam atendidas. Além de prevenir e tratar doenças também promove equilíbrio e saúde geral. O profissional nutricionista é o único habilitado a prescrever dietas.
Enquanto isso, a vida de Gracyanne no reality não começou fácil. A participante já está na Xepa — onde os brothers recebem um cardápio reduzido e racionado. Com a última compra semanal, cada integrante terá direito a, no máximo, 20 ovos, caso sejam repartidos igualmente. Apesar disso, Gracyanne já demonstra flexibilidade. “Não como fígado há anos, mas super vou comer. Rende mais que a rabada, que tem muito osso. Minha mãe vai achar estranho, mas tudo bem”.
Leia mais notícias no Portal RSN.