O prazo para os estudantes se cadastrarem no Aprova Paraná Universidades se estende até esta quinta (23). O programa destina-se a alunos de todas as escolas públicas que concorrem a 20% das vagas nas sete universidades estaduais do Paraná. Ao todo, estão sendo disponibilizadas 3.700 vagas em 1.283 cursos
De acordo com o Governo do Estado, são 598 vagas na Universidade Estadual de Londrina (UEL), 754 na Universidade Estadual de Maringá (UEM), 429 na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), 490 na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Além disso, há 461 na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), 287 na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e 681 na Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Enquanto outras 146 vagas são destinadas à Pessoas Com Deficiência (PCDs) e 902 para pretos e pardos.
No sistema, os alunos conseguem visualizar a nota e já optar pelo curso ou universidade desejados conforme a pontuação. A ferramenta é intuitiva e acessível para facilitar o processo de inscrição, acompanhamento e seleção dos candidatos que se enquadram nas cotas de escola pública. O único critério de eliminação no programa é o aluno não ter zerado na redação.
Os interessados devem se inscrever, clicando neste link. O aluno será o único a ter acesso as notas com pesos diferentes, dependendo do curso escolhido. O primeiro critério de desempate é a idade, mas se, eventualmente, os dois ou mais estudantes tiverem nascido no mesmo dia e ano, o próximo critério será a análise documental junto à universidade, porque o que irá contar é a renda familiar.
Leia outras notícias no Portal RSN.