A Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) prorrogou até o dia 30 de janeiro o prazo para as inscrições no programa Aprova Paraná Universidades. A extensão foi definida para garantir que mais estudantes de escolas públicas possam concorrer às vagas oferecidas nas universidades estaduais do Paraná.
O programa destina 20% das vagas em sete universidades estaduais exclusivamente a alunos da rede pública. Ao todo, são 3.700 vagas em 1.283 cursos, com inscrições feitas por meio de um sistema desenvolvido pela Seed-PR em parceria com a Celepar.
De acordo com o secretário da Educação, Roni Miranda, “esse programa é uma chance única para democratizar o acesso à educação superior e oferecer a cada aluno a possibilidade de transformar o futuro”.
Conforme as informações, mais de 25 mil estudantes já se cadastraram no sistema até o momento. A Seed-PR orienta que os candidatos não deixem para se inscrever na última hora, evitando problemas técnicos que possam comprometer o processo. Os interessados podem acessar a página oficial do programa para completar o cadastro.
COTAS E CRITÉRIOS
O Aprova Paraná Universidades utiliza as notas da Prova Paraná Mais como critério principal de seleção. Além disso, reserva 146 vagas para Pessoas com Deficiência (PCDs) e 902 para pretos e pardos. O sistema é intuitivo e permite que os estudantes escolham cursos e universidades de acordo com a pontuação obtida.
Somente na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) são 461 vagas. Entre as demais universidades contempladas estão a Universidade Estadual de Londrina (UEL) com 598, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) com 754, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) com 429, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) com 490, a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) com 287 e a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) com 681.
Leia outras notícias no Portal RSN.