22/08/2023
Cotidiano

Festa à Aparecida se consolida como a maior da região

imagem-31316

Milhares de fieis compareceram ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida no Bairro Bonsucesso em Guarapuava, nesta quarta-feira, desde as primeiras horas da manhã, para celebrar a Padroeira do Brasil. A programação ganhou um novo formato nessa edição e consagrou a festa como a maior celebração religiosa da região. Os preparativos religiosos e festivos começaram há 12 dias. As tradicionais novenas (nove dias) foram ampliadas para as dozenas com ritos e festividades.

O dia da festa, 12 de Outubro, começou já na madrugada quando dezenas de voluntários se somaram a quem já trabalhava desde a véspera. “Tem pessoas que estão trabalhando há 24 horas e só vão descansar quando a festa acabar. Nunca vi tanto comprometimento e dedicação à Nossa Senhora Aparecida”, reconhece o padre Claudemir, reitor da Paróquia que está em Guarapuava há cerca de sete meses.

Uma imagem da Padroeira do Brasil foi levada por motociclistas desde o Parque de Exposições Lacerda até o Santuário marcando a I Moto Romaria organizada pelo Grupo Compadres do Barro. As motos foram abençoadas pelo padre Claudemir. “ Trouxemos a imagem da Santa. Saímos do Parque às 9 horas e chegamos aqui às 9h15”, disse Diogo Rodrigues Bittencourt Marcondes. Sorteios de prêmios para os motociclistas marcaram essa participação.

Para se ter uma ideia do volume de festeiros todas as quadras em volta do Santuário estavam congestionadas por veículos. Os agentes do DETRAN tiveram muito trabalho para organizar o trânsito enquanto os motoristas se debatiam em busca de lugar para estacionar o veículo.

A busca pelo tradicional churrasco foi tamanha que as oito toneladas de carne, incluindo 1,2 mil quilos de carne suína, foram vendidas antes das 12 horas. “Tudo acabou muito rápido. Já não temos mais nada”, comemorou o empresário Josef Kopf, proprietário do Restaurante Heimathaus, que estava assando carne desde às 5 horas.

Nas tendas armadas para a missa campal não havia espaço para os fieis que subiram rampas, mas não deixaram de participar da celebração religiosa conduzida pelo padre Claudemir e que teve a participação de dezena de sacerdotes.

Nas expressões das pessoas, nas mãos que se elevavam aos céus, nas flores que foram oferecidas à Nossa Senhora Aparecida por homens, mulheres e crianças se constituíam em manifestações de fé. “A fé é intimidade profunda com Deus, transforma o coração e nos aproxima do irmão. A fé verdadeira nos leva a um compromisso com o reino e com um mundo melhor”, define o padre Claudemir.

O coral da igreja com cânticos sagrados, sob a regência da professora Liane Fialho, contribuiu para a elevação dos pensamentos e para a comunhão com Deus. “Essa música maravilhosa nos leva para mais perto de Deus e da nossa mãe Aparecida. É muito emocionante”, disse Amália Ferraz, emocionada. “Vim aqui agradecer uma graça”, afirmou.

De acordo com o padre Claudemir, o mais importante numa festa religiosa é a fé. “O resto é lucro que Deus nos deu como o tempo bom que está fazendo hoje”, observa o sacerdote antes de abençoar os fieis coletivamente.
O final da celebração foi marcado por uma chuva de pétalas de rosa, momento que provocou comoção entre os participantes.

A tarde foi marcada pela romaria à cavalo cujos participantes saíram de dois pontos da cidade, às 13h30: Parque de Exposições Lacerda Werneck e Cedeteg. Shows artísticos e de prêmios também atraíram a atenção dos fieis. As crianças também encontraram espaço para brincadeiras com a equipe do SESC que montou cama elástica e disponibilizou à criançada que era orientada pelo Palhaço Goiabada.

 

INVESTIMENTOS

Para organizar o Santuário e oferecer maior comodidade aos fieis vários produtos foram lançados e estão à venda: água mineral do Santuário, velas, fitas, rifas, campanhas. Tudo visa arrecadar recursos para a ampliação de espaços como a Gruta das Velas, a Capela das Graças, inauguradas durante a festa. “Queremos construir mais banheiros, uma sala de confissões”, diz o padre Claudemir.

Um dos pontos altos das celebrações religiosas aconteceu às 15 horas e durou 15 minutos. Foi a consagração de Nossa Senhora Aparecida.

COROAÇÃO É FEITA POR CATADOR DE LIXO

A coroação de Nossa Senhora, evento realizado às vésperas da festa teve momento especial. A coroa e o manto foram confeccionados com lixo reciclável e a coroação foi feita por um catador. O manto e a coroa foram retirados por uma menina de dentro de uma lata de lixo.
“A nossa intenção foi mostrar que todos somos iguais, que aqui não há espaço para a discriminação ou preconceito”, disse o padre Claudemir.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.