quinta-feira, 10 de jul. de 2025
Cotidiano Educação Paraná

Educação faz orientação sobre direito religioso após pedido de deputado

Instrução da Secretaria de Educação ocorre após reclamações sobre eventos e atividades escolares marcadas para horários incompatíveis com práticas religiosas

Artagão em reunião com Roni Miranda (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED) publicou nessa segunda (26) a Orientação Conjunta nº 01/2025, que esclarece o direito de professores e servidores da rede estadual de solicitar escusa de consciência. Ou seja, a possibilidade de se abster de participar de atividades que conflitem com crenças religiosas.

A medida ocorre após solicitação do deputado estadual Artagão Júnior ao secretário de Educação, Roni Miranda, feita em dezembro de 2024. O parlamentar relatou que vinha recebendo manifestações de professores e alunos que se sentiam prejudicados por eventos e atividades escolares marcadas para horários incompatíveis com práticas religiosas.

De acordo com a orientação da SEED, para usufruir do direito, o servidor deve apresentar um pedido formal à chefia imediata, explicando a situação e anexando um documento que comprove a prática religiosa, como uma declaração emitida por um líder ou entidade religiosa. A chefia, então, deve analisar o pedido e buscar formas de ajustar o cronograma de atividades, desde que não prejudique o funcionamento da escola.

O documento reforça que o direito à escusa de consciência, garantido por lei, não pode ser exercido de forma indiscriminada. Deve ser compatível com a manutenção do serviço público. A orientação atende, principalmente, grupos religiosos como os adventistas, que tradicionalmente se abstêm de atividades aos sábados. Em caso de dúvidas, a orientação sugere que as chefias recorram ao Núcleo Regional de Educação para obter esclarecimentos adicionais.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.