22/08/2023
Cotidiano Em Alta Guarapuava

Azul encerra voos em Guarapuava em setembro

Companhia atribui decisão à crise financeira e redução da frota. A operação local dava lucro, segundo a Prefeitura

Companhia havia trocado a rota Guarapuava-Campinas por Guarapuava-Curitiba recentemente (Foto: Secom/Guarapuava)

A Azul Linhas Aéreas anunciou que suspenderá os voos no Aeroporto Regional Tancredo Thomas de Faria, em Guarapuava, a partir de 1º de setembro. A decisão ocorre em meio ao processo de recuperação judicial da empresa nos Estados Unidos, via Chapter 11, e faz parte de uma estratégia de redução de frota e reestruturação operacional.

Em nota oficial, a Azul alegou que a suspensão se deve ao aumento dos custos operacionais, à crise global na cadeia de suprimentos, à alta do dólar e à necessidade de ajustes de oferta e demanda. A empresa informou que os passageiros com voos afetados receberão assistência conforme a resolução 400 da Anac.

Desde março, os voos entre Guarapuava e Campinas (SP) haviam sido redirecionados para Curitiba (PR). A operação local contava com subsídio de ICMS sobre o querosene de aviação e teve investimentos públicos para viabilizar a aviação comercial no município.

Segundo o secretário de Comunicação de Guarapuava, Rafael Markus, “a operação dava lucro para a Azul”, mas a companhia estaria entregando aeronaves para quitar dívidas. “A gente fez o dever de casa. O problema não é local”, afirmou. A Prefeitura informou que está em tratativas com outras companhias aéreas, entre elas a Gol e a Latam.

A Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava também deve se manifestar sobre o encerramento das atividades. Atualmente, a Azul segue operando em dez cidades do Paraná, com média de 50 voos diários.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.