22/08/2023
Em Alta Paraná Política

Pedido de impugnação marca 2º turno entre Zeca Dirceu e Arilson

Eleição estadual foi marcada por 17 urnas com supostas fraudes e confronto físico com registro de boletim de ocorrência policial

Zeca Dirceu e Arilson Chioratto (Foto montagem: Brainn Belo/RSN)

*Matéria atualizada nesta terça (8), às 16h15 para alteração de informação

As eleições internas do PT no Paraná caminham para um segundo turno marcado por disputas apertadas e questionamentos sobre a lisura do processo. Além da confirmação de Zeca Dirceu e Arilson Chiorato como candidatos mais votados, houve o registro de pedidos de impugnação de 17 urnas que apresentaram supostas irregularidades no Estado.

Conforme informações, houve casos em que a votação ocorreu em residências de assessores quando deveria ocorrer em local público. Outro relato, aponta a ocorrência de urnas itinerantes a domicílio. De acordo com dados repassados ao Portal RSN, teve caso de agressão física num dos locais de votação em Curitiba.

O embate teria ocorrido entre filiados. Conforme informações o caso virou Boletim de Ocorrência na polícia. O Portal RSN falou com um dos assessores de Veneri que confirmou o fato. Já Chioratto, por meio da assessoria entrou em contato por volta das 16h14, informando que o deputado mantem o maior respeito com todos os filiados. “Não se trata de assessor do Arilson, mas de um filiado”.

Enquanto isso, Zeca Dirceu já começou a corrida pelos votos de Veneri e Leão. Ele prega a interiorização do Partido, uma pauta de mudança que envolve a maioria dos filiados no Paraná, como mostra o resultado das urnas nesse primeiro turno, de acordo com a assessoria do parlamentar.

APURAÇÃO

A apuração começou às 18h do domingo e se estendeu até a madrugada desta terça (8). Além da presidência estadual, os filiados votaram para presidente nacional e municipal, bem como nas chapas correspondentes. Em Guarapuava, por exemplo, a disputa também vai para o segundo turno. O confronto será entre Fátima Rosso e Henrique Lobachinski, ambos da CNB (Construindo um Novo Brasil).

No âmbito nacional, o pleito consagrou Edinho Silva como novo presidente do PT pelos próximos quatro anos, com 13.713 votos recebidos no Paraná.

SEGUNDO TURNO

A definição dos nomes no Paraná ocorreu após a apuração de 94% das 275 cidades que tiveram a votação no último domingo (6). No resultado parcial, Zeca Dirceu liderou com 7.616 votos válidos, seguido de perto por Arilson Chiorato, que somou 7.190 votos. Portanto, uma diferença de 426 votos para Zeca Dirceu. Já Tadeu Veneri registrou 1.605 votos, e Hermes Leão, 790. Ao todo, foram contabilizados 16.775 votos válidos no pleito estadual.

O resultado encontra-se na Comissão de Organização Eleitoral (COE) Nacional. Essa Comissão deve avaliar os pedidos de impugnação antes da confirmação oficial do segundo turno, previsto para o próximo dia 27 de julho. Anteriormente, a data havia sido divulgada como 20 de julho, mas houve correção pela direção partidária.

COMUNICADO DA DEMOCRACIA SOCIALISTA PARANÁ – CORRENTE INTERNA DO PT

“A Democracia Socialista, – corrente interna do PT, vêm a público agradecer todo o empenho da militância e também dos votos recebidos nas eleições internas do PT- PED. Nossa corrente político agiu com determinação e coerência de sua luta e participação partidária. Outrossim, reiteramos nosso compromisso partidário e que de forma coletiva com nossa militância debateremos nossa ação para o segundo turno do PED/PR.

Em relação à matérias e notas que circulam em redes sociais e que citam nossa corrente política, repudiamos o uso do nome da nossa corrente política e a qualquer decisão antecipada antes do debate coletivo. Nossa militância será convocada para debater coletivamente os rumos do segundo turno. Viva a luta da classe trabalhadora. Viva o PT e a Democracia Socialista.

Coordenação Estadual da Democracia Socialista do Paraná.

Curitiba, 8 de julho de 2025”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.