22/08/2023

Fecin impulsiona economia e turismo em Guarapuava

Fecin que começa nesta sexta (11) movimenta e posiciona Guarapuava como referência nacional em cervejas artesanais

7º Festival de Cervejas de Inverno agita o turismo gastronômico em Guarapuava (Foto: divulgação)

Guarapuava abre as portas nesta sexta (11) para um dos eventos mais importantes do inverno paranaense. Começa o 7º Festival de Cervejas de Inverno (Fecin). O evento, que segue até domingo (13), será no Centro de Eventos ‘Cidade dos Lagos’. De acordo com a diretora-geral do Fecin, Larissa Vier, o Fecin deve atrair mais de 30 mil pessoas para o município.

Larissa Vier, coordenadora do Festival (Foto: Reprodução/redes sociais)

Com visitantes vindos de diversas Regiões, o festival aquece não só o clima cultural da cidade, mas também os setores de serviços, transporte, hospedagem e gastronomia. Com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setu), o Fecin não é apenas uma celebração da cultura cervejeira. Trata-se de uma vitrine para o potencial econômico e turístico de Guarapuava.

De acordo com especialistas, fatores esses que consolidam a cidade como um dos principais destinos de inverno do Paraná. As cervejarias participantes são todas guarapuavanas e já conquistaram reconhecimento em premiações nacionais e internacionais. Além de gerarem emprego e renda, essas marcas ajudam a posicionar Guarapuava como referência nacional em cerveja artesanal, fortalecendo a economia criativa local.

Participam as cervejarias Água do Monge, Donau Bier, Hank, Heimdall, Irmandade. Assim como a Jordana, Metzgerbier, Over Beer, Pray Beer e Suábia, conforme Larissa Vier.

O Fecin é hoje o maior festival de cerveja de inverno do Brasil e está ajudando a consolidar Guarapuava como polo turístico da estação. É uma conquista que nos orgulha e mostra a força do empreendedorismo local.

TURISMO QUE GERA DESENVOLVIMENTO

Leonaldo Paranhos, secretário de Estado do Turismo (Foto: divulgação)

Para o secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos, eventos como o Fecin são fundamentais para o desenvolvimento das cidades do interior. De acordo com o secretário, esse tipo de iniciativa mostra que o turismo não está restrito ao litoral ou às grandes capitais.

Guarapuava prova que tem estrutura, identidade e atrativos para ser protagonista no turismo de inverno do Paraná.

GASTRONOMIA E CULTURA COMO ATRATIVOS

Público superlotou em 2024 (Foto: Reprodução/redes sociais)

A programação inclui shows musicais, espaço climatizado e gastronomia variada, com pratos que vão desde fondues e carnes nobres até culinária árabe, mexicana e doces típicos alemães da Colônia Suábia. Essa diversidade é mais uma prova do quanto Guarapuava tem cultura, sabores e histórias únicas para oferecer aos visitantes.

CEVADA, MALTE E ORGULHO GUARAPUAVANO

Fecin tem cervejas artesanais (Foto: divulgação)

Guarapuava não se destaca só pelo festival, mas com uma das maiores maltarias da América Latina e tradição na produção de cevada. Desde 2024, a cidade encontra-se em alta como a ‘Capital Nacional da Cevada e do Malte’. Esse reconhecimento consta na Lei nº 14.956.

De acordo com cervejeiros, esse título reforça o papel estratégico do município no agronegócio e na indústria cervejeira do país.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.