22/08/2023
Cotidiano Em Alta Guarapuava Infraestrutura

Licitação define empresas para obra de 600 dias na ponte do Rio Jordão

Ponte na PR-170 em Guarapuava será alargada e reforçada. Obra vai custar R$ 12,2 milhões e deve manter tráfego parcial liberado

obra

Ponte do Rio Jordão (Foto: Reprodução/AEN)

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) anunciou o consórcio vencedor da licitação para a obra de modernização da ponte sobre o Rio Jordão, no km 385 da PR-170, em Guarapuava. A proposta aprovada é de R$ 12.280.000 e prevê uma série de intervenções estruturais e de segurança viária.

O Consórcio Ponte PR-170, formado pelas empresas Dreno Construções Ltda e Contersolo Construtora de Obras Ltda, foi declarado vencedor. A próxima etapa é a análise de eventuais recursos e contrarrazões, para posterior publicação do resultado final. Conforme prevê o projeto, haverá o alargamento da ponte, que passará dos atuais 10 metros para 13,2 metros de largura.

Assim sendo, serão duas faixas de tráfego de 3,6 metros, acostamentos de 2,6 metros em cada lado e barreiras rígidas de concreto nas extremidades. A estrutura tem 158,8 metros de comprimento e contará com novas fundações e pilares, além da recuperação dos elementos de concreto já existentes.

De acordo com o DER-PR, não há riscos estruturais atuais, mas as obras garantirão uma vida útil prolongada para a ponte. Os serviços incluem injeção de fissuras, tratamento de concreto e recobrimento de armaduras expostas, além de melhorias no pavimento, drenagem, sinalização e dispositivos de segurança.

A previsão é que a obra ocorra sem a necessidade de interdição total da via, mantendo, portanto, ao menos uma faixa liberada para o tráfego durante todo o período de execução. Estipula-se um prazo de 600 dias corridos após a assinatura do contrato para a finalização.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.