22/08/2023
Cotidiano Educação Em Alta Paraná

Inscrições para Vestibular dos Povos Indígenas encerram nesta sexta (8)

O vestibular reserva seis vagas para cada uma das universidades estaduais e 10 vagas para a UFPR. Provas ocorrem nos dias 14 e 15 de setembro

o VESTIBULAR

Inscrições são feitas pela internet ou diretamente nas Terras Indígenas (Foto: Reprodução/UEM)

Termina nesta sexta (8) o prazo para inscrições no 25º Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná. O processo seletivo é voltado a candidatos pertencentes a comunidades indígenas do Estado para as universidades estaduais. E ainda a qualquer etnia indígena residente no Brasil para ingresso na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

As inscrições são pelo site da Universidade Estadual de Maringá (UEM), responsável por organizar esta edição do vestibular, ou diretamente nas Terras Indígenas. Ao todo, são ofertadas vagas em oito instituições públicas: as sete universidades estaduais do Paraná (UEM, UEL, UEPG, Unioeste, UENP, Unespar e Unicentro) e a UFPR.

As provas ocorrem nos dias 14 e 15 de setembro, em oito polos ainda não definidos. No primeiro dia, prova oral. No segundo, os candidatos respondem a uma avaliação de Conhecimentos Gerais e produzem uma Redação. O resultado final sai no dia 10 de outubro.

O processo seletivo reserva seis vagas para cada uma das universidades estaduais e 10 vagas para a UFPR. Para participar, é necessário ter o Ensino Médio completo, conforme descrito no Manual do Candidato.

O objetivo do Vestibular dos Povos Indígenas é garantir o acesso de estudantes indígenas ao ensino superior público e valorizar a diversidade étnica e cultural do Paraná. Conforme a Comissão Universidade para os Indígenas (Cuia), as provas buscam avaliar a capacidade de argumentação, raciocínio e pensamento crítico dos candidatos.

Cronograma

Inscrições: até 8 de agosto
Homologação das inscrições: 20 de agosto
Divulgação dos locais de prova: 5 de setembro
Provas: 14 (oral) e 15 de setembro (escrita e redação)
Resultado: 10 de outubro

Leia outras notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.