22/08/2023
Ciência Em Alta Guarapuava

Cientistas da Unicentro testam pesquisas em super acelerador de partículas

É o maior acelerador de partículas do Hemisfério Sul. A atividade buscou desvendar a estrutura de materiais com potencial para aplicações fotovoltaicas

Equipe da Unicentro (Foto: Unicentro)

Pesquisadores da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) lideraram uma importante missão científica no Sirius, o maior acelerador de partículas do Hemisfério Sul, localizado em Campinas/SP. A equipe contou com o professor do Departamento de Física, Valdirlei Fernandes Freitas, e com os pesquisadores Fernanda Barbieri de Lara e Maurício Mazur, do Programa de Pós-Graduação em Nanociências e Biociências (PPGNB). Além disso, integrou a missão o professor Ivair Aparecido dos Santos, da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

A proposta de pesquisa teve aprovação em um edital público com seleção nacional e internacional. Os estudantes contaram com apoio direto do CNPEM para participar presencialmente da pesquisa, com despesas de transporte, alimentação e hospedagem custeadas pela instituição. Já os docentes utilizaram recursos oriundos de projetos vinculados ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Materiais Ferróicos para Conversores de Energia (INCT-MatFerrce) e o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação Energia Zero-Carbono (Napi EZC).

OBJETIVO

A atividade buscou desvendar a estrutura de materiais com potencial para aplicações fotovoltaicas, trazendo importantes avanços na área de energias renováveis. De acordo com o professor Valdirlei Fernandes Freitas, a proposta aprovada contou com 48 horas de uso de máquina para fazer os experimentos. “Durante esse período, nossas amostras foram expostas ao feixe de raio X de alta energia, gerado no Síncrotron, e realizamos experimentos continuamente, dia e noite, em turnos de revezamento entre os quatro integrantes da equipe”.

O Síncrotron é um tipo especial de acelerador de partículas que gera luz síncrotron, uma radiação eletromagnética extremamente brilhante e precisa. Essa luz surge com elétrons acelerados a velocidades próximas à da luz e depois desviados por campos magnéticos dentro de uma estrutura circular. Além dos dados coletados, a missão ampliou a perspectiva dos pesquisadores para futuros projetos.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN. @gilson_boschiero

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.