22/08/2023
Ciência Cotidiano Em Alta Guarapuava

Professora da Unicentro ganha prêmio nacional por pesquisa sobre educação em dor no SUS

Estudo de Marina Pegoraro Baroni, do curso de Fisioterapia, analisou as melhores estratégias online para ajudar pacientes com dor crônica na rede pública de saúde

SUS

(Foto: Reprodução/Coorc Unicentro)

A professora Marina Pegoraro Baroni, do Departamento de Fisioterapia da Unicentro, em Guarapuava, conquistou um importante reconhecimento nacional. Ela recebeu o Prêmio Marcelo Faria Silva, concedido ao melhor trabalho científico apresentado no V Congresso Brasileiro e Internacional de Fisioterapia Traumato-Ortopédica (Cobrafito). O evento, um dos principais da área, ocorreu em Florianópolis.

O estudo premiado buscou analisar as formas mais eficazes de ensinar, pela internet, pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) a entenderem e gerenciarem a dor crônica. Conforme a professora, a pesquisa tem impacto direto na atenção primária à saúde. Isso porque ajuda a promover o autogerenciamento da dor. O que pode aumentar a qualidade de vida dos usuários e, consequentemente, reduzir custos na saúde pública.

Para Marina, o prêmio é um reconhecimento que se estende a toda a cidade. “É um reconhecimento científico e profissional não apenas para mim, mas para todo o grupo de pesquisa, para a universidade e para o município de Guarapuava. É um incentivo para continuarmos produzindo ciência com impacto social, reforçando a importância das boas práticas em saúde no SUS.”

A professora também ressaltou a importância da pesquisa na formação de novos profissionais que atuarão na rede pública de saúde.

O projeto, que tem impacto direto no atendimento em Guarapuava, é desenvolvido em colaboração com pesquisadores de diversas instituições nacionais e internacionais e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Guarapuava, da Fundação Araucária e da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Paraná (Seti), entre outras entidades.

(*Com informações Coorc/Unicentro)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.