22/08/2023
Em Alta Região Saúde

CIS 5ª Regional vai substituir 63 cargos comissionados por meio de PSS

Pauta defendida por André Júnior de Paula - presidente do CIS 5ª Regional e aprovada pelos municípios vai gerar economia de R$ 2 milhões ao ano

André Júnior de Paula - presidente do CIS 5ª Regional (Foto: Divulgação)

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da 5ª Regional (CIS), que abrange 20 municípios da Região, incluindo Guarapuava, vai substituir 63 cargos terceirizados – grande parte por indicação – em cargos via PSS – Processo Seletivo Simplicado. Assim serão 14 enfermeiros, 2 pedagogos, 4 psicólogos, 1 fisioterapeuta, 2 farmacêuticos, 15 técnicos de enfermagem, 3 assistentes sociais, 2 educadores sociais, 2 nutricionistas, 1 educador físico, 13 assistentes dministrativos, 3 auxiliares de saúde bucal e 1 motorista.

Essa sempre foi uma pauta defendida pelo presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da 5ª Regional (CIS), André Júnior de Paula desde que ele assumiu. “A proposta teve aprovação nessa quinta (28) por unanimidade por todos os municípios que fazem parte do consórcio”. Em gestões anteriores, André afirma que quase todos os serviços prestados acabaram terceirizados por seis empresas.

“E essas empresas tem um custo muito alto, tem a taxa administrativa – que é o lucro deles – algumas até com custo elevado”. De acordo com André Júnior de Paula, que também é prefeito de Campina do Simão, já existia um estudo que indicava que se os cargos de quatro das seis empresas fossem substituídos por contratações via PSS, haveria uma economia de R$ 2 milhões ao ano.

Dinheiro que sobra para os municípios e para o consórcio, para investir na saúde da população com os mesmos cargos, com os mesmos salários. Inclusive ganhando o teto que os sindicatos exigem, todos com piso e com direitos patronais garantidos.

André ainda ressaltou que a mudança para PSS fideliza os funcionários com o consórcio. Desse modo resolve o problema muito grande de rotatividade de funcionários. “As terceirizados mudam muito de funcionários porque elas cobram um valor alto do consórcio e pagam um valor baixo pros funcionários então sai muito funcionário. Toda hora treina um funcionário, capacita e se ele encontra um emprego um pouquinho melhor ele sai”.

Assim, o PSS terá prova escrita e de títulos. “É a garantia também que os profissionais mais capacitados, mais gabaritados serão os escolhidos para atender os os nossos pacientes dos 20 municípios. Hoje na maioria dos casos, os cargos são indicados”.

Por fim, o processo da contratação por PSS ainda vai evitar problemas trabalhistas, já que no atual modelo consórcio figura como co-autor junto às empresas terceirizadas.

Algumas terceirizadas não pagaram os funcionários desligados, direitos trabalhistas. O consórcio é co-solidário e iso acaba gerando um passivo trabalhista. Com o PSS, o funcionário acaba sendo 100% do consórcio, e em caso de demissão, o consórcio arca com as obrigações. Já tivemos aí mais de um caso funcionário entrando com ação contra o consórcio por terceirizada que não pagou de maneira adequada.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN. @gilson_boschiero

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.