22/08/2023
Guarapuava Saúde

Governo Federal destina R$ 3,2 milhões para nova Central do Samu

Verba do Novo PAC possibilita modernização e agilidade do atendimento de urgência para Guarapuava e municípios vizinhos

Momento em que o pedido foi entregue a Zeca Dirceu em abril de 2024 (Foto: assessoria parlamentar)

O município de Guarapuava foi selecionado para receber um investimento de R$ 3,2 milhões do governo federal. De acordo com o deputado federal Zeca Dirceu (PT), o valor destina-se à construção de uma moderna Central de Regulação de Urgência do Samu 192. O recurso, oriundo do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), tem como objetivo qualificar o serviço de emergência na Região.

Conforme o deputado, a nova estrutura será um polo de atendimento para diversos municípios do entorno, otimizando o tempo de resposta e a gestão dos chamados de urgência. A liberação da verba ocorre após uma articulação da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) no município, com intermediação do deputado junto ao governo federal.

O projeto, de acordo com a assessoria parlamentar, atende a uma demanda técnica apresentada pelo coordenador regional do Samu, o médico Rodrigo Lagos. A ex-diretora-executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde da 5ª Região, Maria José Mandu Ribas, também reiterou o pedido.

FUNCIONAMENTO

Considerada o ‘cérebro’ do serviço, a Central de Regulação do Samu 192 é a unidade para onde todas as ligações de emergência são direcionadas. De acordo com a logística, no local, técnicos e médicos reguladores avaliam cada caso. Assim como fornecem as primeiras orientações por telefone e definem qual o tipo de ambulância (se de suporte básico ou uma UTI Móvel) deve ser despachada.

Além disso, a equipe da central se responsabiliza por comunicar a rede hospitalar, garantindo que o paciente tenha um leito reservado ao chegar para o atendimento especializado.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.