22/08/2023
Em Alta Guarapuava Turismo Turismo

Governo e Guarapuava unem forças pelo Salto São Francisco

Parceria entre Estado e Município garante a preservação da maior cachoeira do Sul do Brasil, localizada entre Guarapuava, Prudentópolis e Turvo

Parque Estadual Salto São Francisco (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

O Parque Estadual Salto São Francisco da Esperança, um tesouro natural que abriga a maior cachoeira do Sul do Brasil, acaba de ganhar um novo modelo de administração. Em um passo crucial para o desenvolvimento sustentável da Região, o Governo do Estado e a Prefeitura de Guarapuava formalizaram a gestão compartilhada do parque.

Salto São Francisco terá administração conjunta entre Governo do Estado e Guarapuava (Foto: Gabriel Fiori/SEDEST)

O termo de cooperação formalizado nessa quinta (2) trouxe o secretário do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca, durante a 5ª edição do Paraná Faz Ciência, promovido pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

Criado em 2010, o parque é um importante reduto de preservação da Mata Atlântica no Paraná, protegendo nascentes e mananciais da Região. Além da relevância ambiental, abriga paisagens de grande beleza, como o Salto São Francisco e o Salto dos Cavalheiros.

Salto São Francisco( Foto: Gabriel Fiori/SEDEST)

Portanto, a parceria, firmada em um termo de cooperação durante o ‘Paraná Faz Ciência’, é um marco para a preservação e o turismo. O acordo une a expertise técnica do Instituto Água e Terra (IAT) à capacidade de gestão de uso público e fomento ao turismo do município de Guarapuava. Assim sendo, há a garantia do equilíbrio  entre visitação e conservação.

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

O Salto São Francisco não é apenas uma paisagem bonita; é um gigante natural e um patrimônio ambiental. Com impressionantes 196 metros de altura, a cachoeira é a quinta maior do País em extensão e o principal atrativo do Parque Estadual, como lembrou Greca.

O Salto São Francisco é um patrimônio natural que emociona e encanta os paranaenses e visitantes. Com esta parceria, unimos esforços para garantir sua preservação e, ao mesmo tempo, fomentar o turismo sustentável na região.

A unidade de conservação protege importantes remanescentes da Mata Atlântica, nascentes e mananciais, além de outros pontos de beleza como o Salto dos Cavalheiros. A parceria é vital para que essa riqueza continue intacta.

O PAPEL DE CADA PARCEIRO

O termo de cooperação tem vigência de 60 meses e define responsabilidades claras para que a visitação seja ordenada e sustentável. De acordo com a parceria, o Instituto Água e Terra (IAT), fica responsável pela supervisão técnica, gestão ambiental e o monitoramento dos impactos ecológicos. Já a Prefeitura de Guarapuava assume a gestão do uso público, turismo e lazer. O que inclui a administração do Centro de Visitantes e das estruturas de apoio. Ou seja: lanchonete e estacionamento, sempre seguindo as normas do parque.

Com estruturas de apoio já existentes, como o portal, a recepção e a trilha principal de pouco mais de 1 km que margeia a cachoeira, o novo modelo de gestão compartilhada promete otimizar a experiência do visitante. Garantindo, dessa forma, que a importância ecológica do Salto São Francisco seja preservada para as futuras gerações.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.