22/08/2023
Brasil Mundo Política

Lula conversa com Trump e pede o fim de taxação a produtos brasileiros

Presidentes conversaram por 30 minutos em tom amistoso, relembraram "boa química" de encontro na ONU e concordaram em se reunir pessoalmente em breve

Trump e Lula trocaram palavras amigáveis em ligação (Foto: Reprodução/Agência Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conversaram por telefone por cerca de 30 minutos na manhã desta segunda (6). Durante o contato, descrito como amistoso pelo Palácio do Planalto, Lula solicitou a retirada da sobretaxa de 40% imposta por Washington a produtos brasileiros, bem como das medidas restritivas aplicadas contra autoridades do Brasil.

De acordo com a nota do governo brasileiro, os dois líderes relembraram a “boa química” que tiveram durante um breve encontro na Assembleia Geral da ONU, em Nova York. Lula descreveu a conversa como uma oportunidade para a “restauração das relações amigáveis de 201 anos entre as duas maiores democracias do Ocidente”.

Para dar andamento às negociações sobre as tarifas, o presidente Trump designou o secretário de Estado, Marco Rubio, para conversar com o vice-presidente Geraldo Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Na conversa, Lula argumentou que o Brasil é um dos três únicos países do G20 com quem os Estados Unidos mantêm superávit comercial. Além das tarifas, o governo Trump também revogou vistos de autoridades brasileiras. Além disso, incluiu o ministro do STF, Alexandre de Moraes, em uma lista de sancionados.

ENCONTRO PRESENCIAL

Os dois presidentes concordaram em se encontrar pessoalmente em breve. Lula sugeriu a possibilidade de uma reunião durante a Cúpula da Asean, na Malásia, um território neutro. Ele também reiterou o convite para que Trump participe da COP30, em Belém (PA), e se dispôs a viajar aos Estados Unidos.

Ao final da chamada, que foi acompanhada por ministros e assessores, os dois líderes trocaram números de telefone para estabelecer uma via direta de comunicação.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.