22/08/2023
Agronegócio Em Alta Paraná

Curso ensina a arte da classificação e degustação de café

Participantes que concluírem o curso com aproveitamento podem se habilitar no Ministério da Agricultura e Pecuária para exercer a profissão

Degustação e classificação de café (Foto: IDR)

Acordar e sentir o aroma de um bom café brasileiro. Esse é um prazer diário para milhões de pessoas. E, agora, para quem quer entender a fundo o universo da bebida, o IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná — Iapar-Emater) abre as inscrições para um curso completo sobre o assunto.

O curso ‘Classificação Física e Degustação de Café Beneficiado Grão Cru’ é uma oportunidade única para profissionais da área. De acordo com o Instituto, as inscrições, que começaram na quarta (15), oferecem 20 vagas, preenchidas por ordem de chegada.

Conforme o IDR, com 160 horas de duração, o curso é presencial e vai ocorrer no Centro de Pesquisa em Qualidade do Café do IDR-Paraná, em Londrina. As aulas, distribuídas em quatro módulos, ocorrerão entre os dias 2 de fevereiro e 6 de março de 2026.

A grade curricular é bastante abrangente, incluindo, legislação, análise física, avaliação sensorial (Degustação). Conforme o IDR, os participantes que concluírem o curso com aproveitamento podem se habilitar no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para exercer a profissão.

INSCRIÇÕES E REQUISITOS

Para participar, é preciso ter formação a partir do nível médio em ciências agrárias ou áreas correlatas. De acordo com o IDR, ainscrição custa R$ 8 mil e pode ser feita até o dia 10 de janeiro de 2026.

Além dos documentos pessoais, é obrigatório apresentar o certificado de conclusão do curso on-line e gratuito ‘Conhecimentos Gerais de Classificação Vegetal’, oferecido pela Enagro (Escola Nacional de Gestão Agropecuária).

Para mais informações e inscrições, entre em contato pelo WhatsApp (43) 3376-2364. O curso é uma realização do IDR-Paraná em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento do Agronegócio (Fapeagro).

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.