22/08/2023
Cotidiano Em Alta Região

Água é restabelecida e 49% da energia religada em Rio Bonito do Iguaçu

Sanepar informa que sistema está abastecido e Copel religou quase metade da cidade. Cúpula da segurança do PR coordena ações no local

Placas com o nome do município parcialmente em pé (Foto: Cristina Esteche/RSN

As primeiras boas notícias sobre a infraestrutura de Rio Bonito do Iguaçu começaram a chegar na manhã deste domingo (9), 36 horas após um tornado devastar 90% da cidade. Equipes da Sanepar e da Copel trabalham em ritmo de força-tarefa e já conseguiram restabelecer parcialmente os serviços essenciais de água e luz.

A Sanepar informou que o sistema de Rio Bonito do Iguaçu já está abastecido. No entanto, a companhia ainda mantém geradores em uma das captações e utiliza caminhões-pipa como apoio. Além disso, a empresa disponibilizou 50 mil copos de água envasada para os desabrigados e para as equipes de resgate.

Já a Copel informou que, até a manhã deste domingo, 49% da rede elétrica de distribuição de energia da cidade foi restabelecida. No sábado (8), as equipes religaram estruturas prioritárias, como o Centro de Comando da Defesa Civil, o posto de Saúde e o Centro do Idoso. Mais de 200 eletricistas, técnicos e projetistas da companhia trabalham na reconstrução da rede.

GOVERNO FEDERAL LIBERA FGTS

Em visita a Rio Bonito do Iguaçu no sábado (8), a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, anunciou que o Governo Federal acionou a Caixa Econômica Federal para agilizar a liberação do Fundo de Garantia (FGTS) para os trabalhadores afetados. A medida usará a modalidade “Saque Calamidade”.

“Estamos tomando providências em relação ao FGTS. Conversei com o presidente da Caixa”, disse Gleisi. Ela também afirmou que o INSS foi mobilizado e que recursos federais estão disponíveis para a reconstrução de escolas, unidades de saúde e casas.

BALANÇO E AÇÕES DE RESPOSTA

O Governo do Estado confirmou que o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, o coordenador da Defesa Civil, coronel Fernando Schunig, e o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Jonas Emmanuel Benghi Pinto, passarão este domingo (9) na cidade para coordenar as ações de resposta.

O número de atendimentos médicos na rede de saúde da Região subiu para 784. A maior parte (448) ocorreu em um dos hospitais de Laranjeiras do Sul, que transferiu 52 casos mais graves para Guarapuava e Cascavel.

O número oficial de mortos permanece em seis (cinco em Rio Bonito do Iguaçu e um em Guarapuava). No momento, mais de 50 bombeiros ainda atuam na cidade em busca de uma pessoa desaparecida.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.