22/08/2023
Cotidiano Em Alta Região

Copel mobiliza 200 pessoas para recompor energia em Rio Bonito do Iguaçu

Há a necessidade de substituição de mais de 300 postes danificados. Até sábado (8), 60 postes já estavam instalados

Copel em RBI (Foto: Ari Dias/AEN)

Equipes da Copel e da Sanepar trabalham intensamente para restabelecer a energia elétrica e o abastecimento de água em Rio Bonito do Iguaçu. De acordo com a força-tarefa coordenada pelo Governo do Estado, a Copel mobilizou cerca de 200 profissionais em 20 equipes para reconstruir a rede elétrica urbana. Há a necessidade de substituição de mais de 300 postes danificados. Até sábado (8), 60 postes já estavam instalados, e o trabalho seguiu durante hoje,  domingo. Outras 20 equipes atuam nas cidades vizinhas.
De acordo com o gerente regional Leandro Henrique Moraes Guilherme, a destruição foi total na área central e a Copel está reconstruindo toda a estrutura.

Estamos instalando novos postes, cabos e transformadores.

A religação das unidades ocorrerá feita à medida que as residências estiverem reconstruídas. A prioridade inicial foi restabelecer a energia em pontos estratégicos, como a Defesa Civil e as estruturas da Sanepar.
Conforme o alerta, a população deve manter distância de fios rompidos e acionar a empresa pelos canais oficiais. Na área de saneamento, a Sanepar restabeleceu a captação e o tratamento de água desde sábado (8).

O sistema está quase totalmente normalizado, com pequenos vazamentos ainda sendo corrigidos. Cerca de 30 profissionais e seis caminhões-pipa garantem o abastecimento emergencial, trazendo água de Laranjeiras do Sul.

O gerente de Engenharia Rafael Polak destacou que o desafio é pressurizar completamente a rede, já que parte das tubulações foi danificada. A empresa pede que os moradores comuniquem vazamentos pelo 0800-200-0115, site ou aplicativo. A Sanepar também distribuiu 50 mil copos de água envasada para desabrigados e equipes de apoio.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.