22/08/2023

Clã das Cicatrizes” se consagra no Festival Curucaca

Documentário traz depoimentos de mulheres em tratamento contra o câncer de mama marca a produção audiovisual independente do estado

Dani Leela (Foto: Secom/ Prefeitura de Guarapuava)

O documentário Clã das Cicatrizes foi o grande vencedor da noite de encerramento da primeira edição do Festival de Cinema Curucaca. O documentário consolidou-se como o principal destaque do evento. A obra, dirigida por Dani Leela, aborda a trajetória emocionante de mulheres que enfrentam o tratamento contra o câncer de mama e levou uma das premiações mais aguardadas.

A consagração do filme emocionou o público presente no auditório do Centro Cultural Mathias Leh. A diretora Dani Leela, visivelmente comovida, dedicou o prêmio a todas as mulheres que passam pela mesma luta que ela.

“Pelos dados mais recentes, uma em cada oito mulheres pode ter o diagnóstico de câncer de mama”. Conforme ela mencionou,  “oferecer este documentário como suporte, além de uma missão pessoal, é algo que me faz sentir uma profunda gratidão. Divido o protagonismo com todas as mulheres que, como eu, são vítimas e sobreviventes do câncer de mama”.

Um marco para o cinema independente

A premiação de “Clã das Cicatrizes”, conforme a organização, foi o clímax de uma noite histórica para o cinema paranaense. O Festival de Cinema Curucaca, idealizado por Francismar Formentão, encerrou a edição inaugural celebrando a força da produção independente do estado, com a premiação de 17 categorias, em Guarapuava.

O evento foi concebido para valorizar e incentivar a arte cinematográfica produzida fora dos grandes eixos de produção. “Concluir o festival agora também é o reconhecimento para o cinema, o conhecimento para essa arte, mas também é um momento muito significativo para a própria economia da cidade”.

Além do prêmio principal, a noite também reconheceu outras obras de destaque. Áurea Alves, de Pato Branco, recebeu prêmio pela obra Fisicalidade do Ausente.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.