22/08/2023
Cotidiano Em Alta Guarapuava Pinhão Pitanga Região

Guarapuava e Rio Bonito do Iguaçu estão na rota de instabilidade

Tempestades com vento de até 100 km/h estão previstas para as próximas horas e atingem outros municípios da região

Chuva nesta quarta em Guarapuava (Foto: RSN)

O cenário climático no Paraná muda drasticamente após quatro dias de tempo firme e sol. A chuva está de volta a partir desta quarta (12), impulsionada pela aproximação de uma frente fria. Contudo, a instabilidade não se limita a chuvas leves. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) elevou o nível de preocupação, emitindo um alerta de “perigo” para o Estado. Cidades como Rio Bonito do Iguaçu, Guarapuava e Turvo, que sofreram com o tornado, encontram-se na área de instabilidade, prevista todos os dias, com maior intensidade esperada para o domingo (16). Em Guarapuava a chuva começou por volta das 14h20 de hoje.

De acordo com o Inmet, o aviso de risco de tempestade é válido da 0h de quinta (13) até a 23h59 de sexta (14). A meteorologia prevê um cenário de alto risco, com chuvas intensas variando entre 30 e 60 mm/h, ou 50 e 100 mm/dia, acompanhadas de ventos fortes que podem atingir a marca de 100 km/h, além de potencial queda de granizo. As instabilidades serão acentuadas pela formação de um sistema de baixa pressão no Sul e o avanço da frente fria.

Em face do alerta de perigo, a Defesa Civil emitiu recomendações cruciais. Conforme a Defesa, são elas: não se abrigar sob árvores durante as rajadas de vento, evitar estacionar perto de estruturas vulneráveis e não utilizar aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as precipitações. Há riscos de alagamentos, queda de árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica.

CONFIRA ALGUNS MUNICÍPIOS NA ÁREA DE RISCO

De acordo com a previsão, outros municípios encontram-se na rota de instabilidade. São: Altamira do Paraná, Boa Ventura de São Roque, Campina do Simão, Cantagalo, Chopinzinho, Cascavel. Além de Santa Maria do Oeste, Mangueirinha, Goioxim, Foz do Jordão, Pinhão, Marquinho, Espigão Alto do Iguaçu, Laranjeiras do Sul, Nova Laranjeiras, Quedas do Iguaçu, Laranjal, Pitanga.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.