22/08/2023
Educação Em Alta Guarapuava

Alunos escrevem livro e têm ‘Noite de Autógrafos’ nesta sexta

Alunos das segundas séries do ensino fundamental do ESI Belém traduzem em 116 páginas histórias inspiradas na Araucária e na Gralha-Azul

Alunos escritores (Foto: divulgação/ Esi Belém)

Em um universo onde a criatividade floresce, 23 alunos e alunas do segundo ano do ensino fundamental da ESI Belém vivem uma experiência única. Eles se transformaram em verdadeiros guardiões da Araucária, árvore símbolo do Paraná.

O projeto ‘Pequenos Escritores 2025’, teve como base a obra reflexiva ‘O homem que espalhou o deserto’, de Ignácio de Loyola Brandão. De acordo com a diretoria da ESI Belém, essas crianças não apenas leram, mas deram vida à própria visão de um mundo mais verde. E o resultado se transformou num livro cuja Noite de Autógrafos ocorre às 19h desta sexta (14), no auditório da Instituição.

Escritores da 2ª série AA (Foto: divulgação/Esi Belém)

Conforme o ESI Belém, o projeto foi um mergulho interdisciplinar nos ecossistemas do Sul do Brasil. A araucária foi o palco, e a Gralha-Azul, o novo e importante mascote eleito pelas turmas, se tornou a grande estrela da inspiração infantil.

Alunos do 2º ano B (Foto: divulgação/Esi Belém)

Com a missão de preservar a mata nativa, os pequenos escritores se debruçaram sobre a lenda da Gralha-Azul, que não só foi contada embaixo de uma araucária como virou tema de uma peça de teatro de sombras emocionante, apresentada aos pais. Enquanto isso, a criatividade pulsou nas oficinas de Escrita Criativa, onde as crianças receberam incentivos para produzir textos e histórias originais sobre a preservação da fauna e flora brasileira.

Ilustração feita pelo aluno Joaquim (Imagem: divulgação/Esi Belém)

MENSAGENS DE CARINHO

As araucárias receberam verdadeiras declarações de amor nas produções textuais de cartinhas ‘Para uma Araucária’. Já o papel da gralha-azul e da cutia, importantes para essa árvore, teve registros em um diário itinerante, alimentando a imaginação para as histórias. Além disso, os participantes criaram e apresentaram uma peça curta sobre um grupo de crianças que se tornam os ‘Guardiões das Araucárias’, além de encenarem a lenda sobre essa árvore.

Ilustração feita pelo alunos Henrique Takahashi (Foto: divulgação/Esi Belém)

LIVRO COLETIVO

Por fim, cada palavra e cada traço ganhou forma. As crianças ilustraram as próprias histórias, desenvolvendo habilidades artísticas que culminaram em uma exposição. O clímax do projeto, entretanto, trata-se da união desses textos e ilustrações em um livro coletivo.

Ilustração feita pelo aluno Theodoro (Foto: divulgação/Esi Belém)

O lançamento promete uma noite de gala. Os pequenos autores vão autografar as obras para familiares e convidados, celebrando a produção coletiva que despertou a consciência ambiental, traduzidas em 116 páginas.

Alunos escritotes celebram a Araucária (Foto: divulgação/Esi Belém)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.