22/08/2023
Cotidiano Em Alta Guarapuava

Guarapuava mantém desempenho médio em saúde, educação e renda

A classificação coloca o município em sintonia com a média estadual, mas fora do grupo de cidades com maior destaque no Paraná.

Guarapuava (Foto: arquivo RSN/Prefeitura)

O mais recente levantamento do Índice Ipardes de Desempenho Municipal (IPDM), referente ao ano-base de 2022 e divulgado em 2023, revelou que Guarapuava segue com desempenho médio nas três dimensões analisadas. O Ipardes analisou saúde, educação e renda. A classificação coloca o município em sintonia com a média estadual, mas fora do grupo de cidades com maior destaque no Paraná.

Na dimensão saúde, o índice considera indicadores como óbitos evitáveis, acesso ao pré-natal, mortalidade por causas mal definidas e doenças crônicas não transmissíveis. Guarapuava aparece com nota intermediária, assim como 284 municípios paranaenses, de acordo com o mapa divulgado pelo Ipardes. Apenas 55 cidades atingiram o nível de alto desempenho nessa área.

Gráfico Ipardes

No que diz respeito à educação, a metodologia do IPDM passou por atualização e agora inclui dados como matrículas em creches e pré-escolas, oferta de ensino integral, desempenho no Ideb e formação adequada dos docentes. Apesar dos avanços em estrutura e cobertura, Guarapuava também foi classificada como de desempenho médio, enquanto outras regiões, inclusive de menor porte, conseguiram notas mais altas.

Já no eixo da renda, o índice é calculado com base em dados do Ministério do Trabalho e do IBGE, levando em conta geração de empregos formais e remuneração média. O município, mais uma vez, manteve-se no patamar médio, embora o Paraná, como um todo, tenha registrado crescimento real de salários em 2023, com rendimento médio de R$ 3.881 e alta de 9,59% em comparação com o ano anterior.

A nova série histórica do IPDM, reformulada a partir deste ciclo, busca oferecer um retrato mais fiel das condições socioeconômicas dos municípios, com base em fontes oficiais e atualizadas. Segundo o presidente do Ipardes, Jorge Callado, a ferramenta é essencial tanto para o planejamento público quanto para o setor produtivo, ajudando a identificar áreas críticas e oportunidades de desenvolvimento.

O desempenho de Guarapuava, embora estável e dentro da média, também acende um alerta: a cidade está longe do protagonismo entre os 29 municípios paranaenses que atingiram alto desempenho geral no IPDM. Isso reforça a necessidade de investimentos mais estratégicos, especialmente na saúde e na educação, para que os avanços deixem de ser apenas quantitativos e passem a ser também qualitativos.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.