22/08/2023
Cotidiano Meio Ambiente Pinhão

Pinhão faz melhorias no aterro e reforça a estrutura para catadores

Obras objetivam adequações ambientais e fortalecimento da coleta seletiva com inclusão dos catadores de recicláveis

Aterro sanitário de Pinhão (Foto: divulgação)

O Aterro Sanitário de Pinhão está passando por uma série de obras e adequações estruturais. Isso para atender às exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Exigências essas previstas pela Lei Federal nº 12.305/2010, e às normas do Instituto Água e Terra (IAT), órgão ambiental do Paraná. As intervenções são conduzidas pela empresa Fênix Ambiental, integrante do Consórcio ANGEL/FÊNIX, responsável pela gestão de resíduos no município.

De acordo com a Prefeitura, as obras pretendem renovar a Licença de Operação do aterro. Além de garantir o correto acondicionamento dos rejeitos e a preservação ambiental. As ações incluem a regularização e impermeabilização da vala para resíduos, melhorias na drenagem de chorume, águas pluviais e gases. Assim como o manutenção de acessos internos e da frente de operação do espaço.

Conforme afirma a administração municipal, os investimentos são fundamentais para garantir que o local continue apto a receber resíduos domiciliares e urbanos de forma ambientalmente adequada. Minimizando, assim, impactos e alinhando-se aos princípios do desenvolvimento sustentável.

CENTRO DE TRIAGEM

Além das obras no aterro, a prefeitura faz a reestruturação do Centro de Triagem, com reforma do refeitório, sala administrativa e demais espaços utilizados pela Associação de Catadores Mãos Unidas. A iniciativa  vai ampliar a atuação dos catadores de materiais recicláveis, que são parte essencial da coleta seletiva no município.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e de Obras e Urbanismo, sob liderança do secretário Emerson Kitcky, as melhorias no centro de triagem também integram a política pública de valorização do trabalho dos recicladores. Atualmente, os catadores atuam na triagem e comercialização de materiais recicláveis recolhidos por toda a cidade.

A administração municipal reforça a importância da participação da população no correto descarte de resíduos e destaca que a coleta seletiva está sendo ampliada para atender toda a área urbana, promovendo educação ambiental e geração de renda por meio da reciclagem.

Imagem: divulgação

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.